PATROCINANDO SUA LEITURA

Carlo Molinari e a esposa Claire, numa imagem de 1995 (Foto Desiderio Peron/ Arquivo Insieme)

CURITIBA – PR – Faleceu dia 14 último, em Roma, onde foi sepultado, o ex-cônsul da Itália em Curitiba Carlo Molinari. Funcionário da carreira administrativa do Ministério das Relações Exteriores, ele exerceu a função no início dos anos 90, tendo sido sucedido por Marcello Alessio. “Foi uma morte serena, tanto que ocorreu enquanto dormia, pela manhã” escreveu Francesca Piccoli a Caterina Franzil, que transmitiu a informação à redação de Insieme. Molinari era casado com Claire, com quem teve dois filhos.

Ainda segundo Francesca, Molinari estava sob cuidados médicos “paliativos” há mais de um mês, mas manteve-se lúcido até o fim. No dia anterior havia recebido informações sobre Curitiba, lembranças que o deixaram comovido. No enterro de Molinari – narra Francesca – estavam seus filhos e seus cinco netos. “O filho de Frank leu uma espécie de testamento moral que Carlo Molinari tinha preparado, e foi muito comovente”.

Em seu tempo de titular do Consulado Italiano em Curitiba, Molinari foi um grande incentivador das missas dominicais mensais em italiano, celebradas na paróquia de Santa Felicidade. Cada culto, organizado em sistema de revezamento pelas associações locais, era seguido de um encontro de confraternização no salão paroquial, aos quais Molinari jamais faltava. Era amigo do artista paranaense Poty Lazzarotto, a quem deferiu o pedido de reconhecimento da cidadania italiana por direito de sangue.

Molinari incentivou e apoiou o surgimento da Revista Insieme, em meados de 1944 (o primeiro número impresso saiu em novembro daquele ano).

Embora tendo deixado Curitiba assim que terminou seu período como cônsul, Molinari mantinha-se ligado com a cidade através de alguns amigos que aqui deixou. Sempre que podia, corria encontrar pessoas de sua antiga jurisdição em eventuais visitas delas a Roma. Foi assim que ele fez questão de encontrar a delegação do Paraná e Santa Catarina durante a I Conferenza degli Italiani nel Mondo, realizado no ano 2000 em Roma, na sede da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura – FAO.

Osvaldo Pontalti Filho, Desiderio Peron, Carlo Molinari, Marilei Elkisabete Piana Giordani, Walter Petruzziello, Neide De Pellegrin e Moacir Mischiatti, em Roma, durante a I Conferência dos Italianos no Mundo (Foto arquivo da Revista Insieme)