De cara nova, os sites em seus novos endereços não tiveram divulgação nem redirecionamento. Sumiram também as listas de espera na “fila da cidadania”.

u CURITIBA – PR – Todos os endereços eletrônicos dos consulados italianos que operam no Brasil estão com novo endereço. Alguns, como o de Curitiba, já há algum tempo, outros, como o de São Paulo, ainda sem conclusão para entrada no ar e operando ainda no endereço antigo. Os sites também foram refeitos, incluindo o da Embaixada, que agora opera no endereço http://www.ambbrasilia.esteri.it/Ambasciata_Brasilia .

PATROCINANDO SUA LEITURA

A medida, segundo se conseguiu apurar, segue orientação direta do Ministério das Relações Exteriores, que detém o copyright das páginas, desenvolvidas por uma equipe que inclui os nomes de  Eva Macali, Andrea Volpicelli, Gennaro Marchianò, Daniele Pirro, Giorgio Piccolo e Marco Nunzi, de diferentes empresas sediadas em Roma. Uma delas é a Information Technology Service.

Os dados dos antigos sites aparentemente foram recuperados em sua maioria, à exclusão de alguns, como a referência aos veículos de comunicação especificamente dirigidos à comunidade ítalo-brasileira e a relação eletrônica dos cidadãos que esperam na “fila da cidadania” o andamento de seus processos. Não houve até o momento explicações a respeito da retirada desse serviço, considerado de grande utilidade para os milhares de interessados no reconhecimento da cidadania italiana iure sanguinis. Também aparentemente não houve atualização dos dados. O Comites PR/SC, por exemplo, que tem sede no segundo andar do Edifício Dante Alighieri (Rua Desembargador Westphalen, 15) consta como sediado na Rua Marechal Deodoro, 630, 21º andar – sede do consulado.

Em função das mudanças, segundo apurou Insieme, o problema que mais complica as pessoas que dependem de consultas nos sites dos consulados e mesmo da embaixada é a falta de referência dos novos endereços junto aos endereços antigos. Enquanto os motores de busca não estiverem preparados para fornecer as novas informações, seria de muita utilidade um link de redirecionamento (ou mesmo um redirecionamento automático) sobre as páginas antigas, como ocorre com a maioria dos endereços que são alterados.

Os novos endereços são os seguintes:

  • Embaixada em Brasília
  • Consulado em Belo Horizonte
  • Consulado em Curitiba
  • Consulado em Porto Alegre
  • Consulado em São Paulo
  • Consulado em Recife
  • Consulado no Rio de Janeiro

     Também os Institutos de Cultura tiveram alteração de endereço:

  • Istituto Italiano di Cultura – Rio de Janeiro
  • Istituto Italiano di Cultura di San Paolo