fram necessários dois dias para descobrir a origem de um suposto ofício do Maeci – Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional que laconicamente anuncia profundas alterações no sistema Prenot@mi, do qual dependem milhares interessados no reconhecimento da cidadania italiana iure sanguinis e, também, todos os cidadãos italianos já reconhecidos que se aventuram na requisição de passaporte junto aos consulados italianos. Mesmo assim, ninguém é capaz de explicar que mudanças são elas – já postas em prática ou, ainda, por vir.

O ofício tem a assinatura de Luigi Maria Vignali, um graduado funcionário do Maeci que ocupa o cargo de Diretor Geral para os italianos no mundo, teria sido endereçado ao secretário geral do CGIE – ‘Consiglio Generale degli Italiani all’Estero’, Michele Schiavoni, e é datado de 14/10/2023. Entre outras coisas, o documento que circula há dois dias na Internet e através de grupos de whattsapp, fala em “instruções inovadoras” no combate às “interferências indevidas sobre o portal de agendamento Prenot@mi” .

PATROCINANDO SUA LEITURA

As “drásticas medidas”, segundo o ofício, estão ou serão implantadas em três importantes países sulamericanos (Argentina, Brasil e Uruguai) e duas europeias (Reino Unido e Espanha)”. Na sequência, se elas forem bem sucedidas, poderão ser implantadas também em outras sedes consulares que tiverem interesse.

Reprodução da correspondência de Vignali que anuncia mudanças no Prenot@ami, sem especificar quais são.

O documento reproduzido com a assinatura de Vignali anuncia que “ao mesmo tempo, estamos reforçando ferramentas informáticas adicionais, tais como uma nova “web application firewall” e sistemas de dupla autenticação de usuário, que esperamos possam fortalecer o combate aos agendamentos através de robôs automáticos”.

As mudanças agora anunciadas devem ter chegado há mais tempo ao conhecimento de empresas prestadoras de serviço na área da cidadania e questões consulares, tanto que ainda no início do mês uma das principais operadoras no setor com sede no Brasil informava não estar mais aceitando pedidos para agendamentos. Estes estavam sendo cobrados, ultimamente,  à razão de R$ 5.000,00 por pessoa.

O fato é também confirmado por internautas críticos do sistema: “hoje 24/10/2023 as empresas de agendamento estão deixando de atender aos clientes, tive dois contratos cancelados por não conseguirem agendar o reconhecimento da minha cidadania”, comentou um internauta a respeito das dificuldades com agendamento consular.

No final da noite de hoje, o conselheiro do Brasil no CGIE, Walter Petruzziello, informou ter recebido o ofício  da Secretaria Geral do CGIE e encaminhado aos integrantes dos Comites em todo o Brasil. Também o conselheiro Daniel Taddone informou ter recebido a comunicação. Ambos desconhecem, entretanto, que medidas foram ou serão adotadas em atendimento às críticas contra o funcionamento do Prenot@mi.

O sistema é uma espéçie de “unanimidade nacional”. A crítica publicada pelo internauta Nilton Pinheiro, publicada há dois dias no canal Youtube de Insieme, talvez resuma tudo: “Este sistema é um lixo! O consulado de Bruxelas também usa esta porcaria! Tenho tentado fazer um agendamento múltiplo para passaporte (esposa e filha menor) e tirando o fato de que você deve entrar no site em um horário especifico porque somente naquele horario é que a agenda é liberada (onde já se viu uma coisa dessa?), a agenda para reservas múltiplas nunca tem disponibilidade. Ainda não entendi como vou reservar para esposa e filhos se nunca tem disponiblidade… O que acho é que estas coisas são propositais… para ferrar mesmo a vida de quem depende dele… Não é possível que em 2023, com tanta tecnologia à disposição, um pais adote um lixo desse…”

Traduzimos o conteúdo da comunicação de Vignali ao CGIE: “Na sequência também das numerosas reclamações que nos chegaram através do CGlE, temos transmitido às sedes consulares de três importantes países sul americanos (Argentina, Brasil e Uruguai) e duas europeias (Reino Unido e Espanha) instruções inovadoras – que correspondem a novas funções informáticas – em termos de combate às interferências indevidas sobre o portal de agendamento Prenot@mi. Tratam-se de medidas técnicas drásticas, que esperamos tornem muito mais difícil a atividade dos assim chamados “intermediários”na revenda dos agendamentos.

Caso esta primeira fase experimental seja bem-sucedida, pretendemos, então, estender os mesmos métodos operacionais a outros consulados que os solicitarem.

Ao mesmo tempo, estamos a eorçando ferramentas informáticas adicionais, tais como uma nova “web application firewall” e sistemas de dupla autenticação de usuário, qu eesperamos possam fortalecer o combate aos agendamentos através de robôs automáticos.

Ao garantir que o CGIE será mantido a par da evolução da situação, ficaria muito grato se os Conselheiros dos países já envolvidos pudessem ser informados deste esses novos recursos. Luigi Maria Vignali”