27º Encontro dos Difusores do Talian será em Colombo-PR. (Reprodução)

O mundo Talian está se preparando para o “XXVII Incontro Nasssional dei Difusori del Talian” que, este ano, será em Colombo-PR, na área metropolitana de Curitiba. O evento será desenvolvido nos dias 10 e 11 de novembro próximo reunindo, além dos integrantes da Assodita – Associação dos Difusores do Talian, que envolve personalidades de todo o Brasil, estudiosos da matéria, professores e condutores de programas radiofônicos que se dedicam às tradições dos imigrantes italianos.

Ao final do encontro, no sábado, durante o jantar festivo de encerramento no salão paroquial da cidade, haverá a entrega do Prêmio “Mèrito Talin” – uma distinção tradicional através da qual a Fibra – Federação das Associações Ítalo-Brasileiras do Rio Grande do Sul, premia nomes que tenham se destacado nas áreas cultural ou social envolvendo o Talian e suas manifestações.

PATROCINANDO SUA LEITURA

O encontro, que mantém a tradição iniciada há quase trinta anos em Erexim-RS, este ano é organizado pela Associação Italiana Padre Alberto Casavecchia e Associazione Veneti nel Mondo, ambas de Colombo, mas conta com a participação ou apoio da própria Assodita e da Fibra, do Cevep – Centro de Estudos Vênetos do Paraná, do Contalian – “Comitato Nassional de Gestion dela Léngoa Talian”, Feibemo – Federação de entidades Ítalo-Brasileiras e de Mestres e Ofícios da Cultura Talian, da Revista Insieme e da Prefeitura Municipal de Colombo, através da Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude.

O programa do evento começa na sexta-feira, dia 10, às 17h30min, com recepção no Parque da Uva e visita ao Museu Municipal Cristoforo Colombo, seguindo-se Missa em Talian na igreja matriz Nossa Senhora do Rosário. Após a missa, no salão paroquial, tem “Noite del Filò”, e apresentação dos Irmãos Tulio e do grupo vocal “Luce dell’Anima”.

No Sabo (sábado), dia 11, o programa obedecerá a seguinte ordem: 08:00 – Recepção e acomodação; 08:30 – Abertura do evento; 09:15 – Sfide e esémpio del Talian,
Léngoa de Riferensa Cultural Brasiliana – por Loremi Loregian-Penkal; 10:00 – Mi me racordo – conto em Talian – por Maristela Cavassin Reginato, seguindo-se intervalo. Às 10:30 – El talian che ze rento mi – por Desiderio Peron – Revista Insieme; 11:15 – El Talian sol Museu Munissipae Cristoforo Coeombo: na éngua de giri, de uncò e de doman – por Fábio L. Machioski; 12:00 – Almoço.

À tarde, o programa segue: 13:30 – Umor ntel Talian: Alegressa e Responsabilità col Grupo Umor e Rispeto – cordinassion de Nedi Terezinha Locatelli; 14:10 – Apresentação musical; 14:20 – Mapeamento de falantes de Talian em Colombo – por Mara Motin, Diego Gabardo e Karine Marielly R. Cunha; 15:00 – Intervalo; 15:20 – Material didático: “Mi parlo Talian – curso de língua e cultura taliana para brasileiros” – Cevep – por Luciana Balthazar e Jovania Perin dos Santos; 16:00 – Produções de Colombo em Talian – Associação Italiana Padre Alberto Casavecchia e Associazione Veneti nel Mondo – Colombo; 16:40 – Proposição de moções e encaminhamentos finais; 17:30 – Encerramento.

Durante todo o encontro funcionará a “tola de mestieri del talian” , com venda de livros, Cds e produtos relacionados ao talian. A inscrição para participar do encontro custa R$ 120,00 e pode ser feita neste endereço (clicar aqui). O valor cobre almoço e jantar.

O Talian, reconhecido como patrimônio imaterial e cultural do Brasil desde novembro de 2014, é ainda praticado por milhares de pessoas, principalmente na região Sul, onde uma iniciativa conjunta Assodita-Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste – PR) deu origem à Cucagna Scola de Talian que atualmente mantém curso de extensão universitária de língua talian, abrangendo também diversos municípios do Rio Grande do Sul e Santa Catrina, que, somente este ano, conta com quase 800 participantes.

Segundo a professora Loremi Loregian-Penkal, coordenadora, são 526 participantes no curso de Talian I; 188 participantes no Talian II; 30 no Talian III; 25 no curso de conversação e outros 25 no Talian monitoria. Nesses cursos, são comuns cenas em que mães vão às aulas com filhos e avós comparecem com seus netinhos para aprender ou reviver a língua de seus ancestrais imigrantes.

A revista Insieme, em cada edição, publica em texto trilingue (português, italiano e tlian) atividades envolvendo as manifestações culturais, sob coordenação dos professores Loregian e Juvenal Dal Castel – este também presidente da Assodita.

Em 2021, o governador Ratinho Júnior sancionou a lei estadual 20.757, que tornou o município de Colombo a “capital do Talian no Paraná”. Com  área de 197.793 km²  e uma população estimada pelo IBGE em 246 540 habitantes, em 2020, o município é considerado a maior “colônia italiana”, do Estado.