Depois de dois anos de interrupção devido à pandemia, a Festitália de Blumenau-SC teve sua 27ª Edição aberta ontem (08/07) à noite pelos promotores do evento que se estenderá até o próximo domingo (17/07) com a apresentação de bandas, corais e grupos folclóricos, além de uma variada gastronomia. O evento ocorre, como é de tradição, na Vila Germânica, exceto nos dois domingos, sempre iniciando no começo da noite.
Na abertura da festa, durante rápida cerimônia em que estavam presentes representantes do Lira Círculo Italiano e Prefeitura de Blumenau, a agente consular da área, Norma Maria da Rui, anunciou para breve a entrada em funcionamento do sistema de captação de dados biométricos para a emissão do passaporte italiano. “As pessoas não precisarão mais ir a Curitiba para solicitar a emissão de seus passaportes”, disse ela ao falar por delegação do cônsul geral Salvatore di Venezia, que se encontra de férias.
A festa é uma promoção anual do Lira Círculo Italiano, entidade que mantém a escola de língua italiana Giuseppe Garibaldi, grupo folclórico de danças, um grupo de canto e desenvolve uma série de atividades de interesse da comunidade italiana naquela que é considerada a mais alemã das cidades brasileiras. Conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Blumenau.
Fazem parte do Círculo, hoje presidido por Cacídio Girardi, as associações Vêneta e da Lombardia, além do Círculo Trentino local, presididos, respectivamente, por Irene Fistarol Zanin, Odair Bylaardt, e Marilucia Mattedi. Integram a Comissão Organizadora da Festitália os diretores Americo Odorizzi, Cacidio Girardi, José Domingos Gavioli e Fred D. Wachholz. O Círculo é secretariado por Iria Sandri Wachholz.
A programação completa do evento que tem entradas a R$ 20,00 e R$ 10,00, está no banner, abaixo publicado. Outra tradição que se mantém é a calorosa recepção dos frequentadores da festa, todas as noites, pelo Grupo de Canto da entidade, de cuja atuação na abertura da festa deste ano relacionamos alguns vídeos gravados ao vivo: