Neste ‘Dantedì’ você é convidado para comemorar o autor da Divina Comédia. E até ver um filme em branco e preto, mudo de 1913

Nesta sexta-feira (25/03) é Dantedì, ou seja, Dia de Dante Alighieri – o celebrado autor considerado também o pai de língua italiana. Na Itália e em diversas partes do mundo, a data é lembrada com manifestações artísticas e culturais como o dia em que, no distante ano de 1300, o “Sommo Poeta” iniciou sua viagem no além de sua “Divina Comédia”, perdendo-se na “selva escura” narrada no primeiro Canto de uma obra de três – o Inferno.

No Brasil, pelo menos em Curitiba a data (celebrada nacionalmente na Itália) o poeta é lembrado: O Centro Cultural Ítalo-Brasileiro Dante Alighieri organizou uma série de eventos culturais a terem início às 9 horas da manhã, na forma virtual, e a se concluírem à noite, a partir das 19 horas, na forma presencial. Embora a data tenha sido instituída em 2020 pelo Conselho de Ministros do governo italiano, não há, entretanto, referência a nenhuma manifestação oficial nos sites rede consular italiana no Brasil, nem dos dois Institutos de Cultura em funcionamento em São Paulo e no Rio de janeiro.

PATROCINANDO SUA LEITURA

No programa do Centro Cultural em Curitiba o Dantedì começa com vídeos sobre a vida de Dante e curiosidades; pintando o retrato de Dante pelo professor André Luiz; podcast em homenagem aos 700 anos (transcorrido ano passado) da morte de Dante; receita (com tradução para o italiano) com a cnhef Samira Monaro; leitura da obra de Dante por professores e alunos; e “esculpindo Dante Alighieri em baixo relevo” pelo professor Fabrus Mascury.

A abertura da programação presencial, na sede da entidade, se dará às 19 horas, com apresentação de música italiana por Alexandre e Coral Ottava Bassa, récita de poemas de Dante na vos do ator Carlos Daitschmann; apresentação de Belas no Dante, Desenhista Hayrom e encerramento com a apresentação do grupo folclórico ‘Isola del Sole’. O ingresso é livre.

Na Itália, pelo menos o ‘Istituto Cinematográfico dell’Aquila’ programou para esta sexta-feira a projeção do filme mudo “Dante e Beatrice”, de Mario Caserini (Itália, 1913), restaurado em 2007,  a ser exibido em ‘streaming’ em toda a rede escolar do Abruzzo. Quem quiser acompanhar a projeção, é só entrar aqui, ou, para acompanhar um aprofundamento cinematográfico com Katiuscia Tomei, clicar aqui.