Cinco mil chamadas no primeiro dia de funcionamento do novo sistema de agendamento para a emissão de passaporte no Consulado Geral da Itália em Curitiba. O fenômeno, que dá bem ideia do quanto está represada a demanda pelo ‘Passaporto Rosso” na circunscrição consular, é confirmado pelo próprio cônsul Salvatore Di Venezia, ao conceder entrevista exclusiva a Insieme para explicar o novo sistema e falar sobre o assunto.
Conforme antecipamos já no sábado que passou, o consulado abandonou o sistema de agendamento para passaportes através do Prenot@ami, que agora atende exclusivamente pedidos de reconhecimento da cidadania ‘iure sanguinis’. Durante uma semana, estão sendo atendidos os pedidos de passaporte pelo sistema anterior e, já a partir de hoje, em todo o território do Paraná e Santa Catarina, o agendamento é através do número whatsapp +55 41 9 8784-9869, com o intervalo de uma semana entre o agendamento e o atendimento.
Aos usuários distantes do consulado, explicou Di Venezia, serão agendados horários compatíveis com as distâncias e dificuldades de cada um. É possível agendar na mesma videochamada todo o núcleo familiar. As explicações sobre o procedimento estão no site do consulado. O cônsul disse que o sistema, que funciona em caráter provisório, está sendo avaliado, para as correções necessárias.
O cônsul Di Venezia voltou a solicitar que as pessoas que não têm necessidade urgente do passaporte dêem espaço aos que têm viagem marcada. “O passaporte é apenas um documento de viagem”, disse ele, e quem não vai viajar não precisa pedir o documento. Segundo ele, “quase 90% das pessoas que pedem o passaporte, não precisam viajar”, ou seja, não precisam do documento do documento. “Então, por qual motivo não deixar quem precisa pedir primeiro?”
Di Venezia explicou que, juntamente com a emissão do documento, o consulado solicitará a cada cidadão o preenchimento de um formulário para a obtenção do ‘Codice Fiscale’, equivalente ao CPF no Brasil, que em breve será obrigatório para todos.
Segundo ele, brevemente os cidadãos italianos em todo o mundo poderão obter este documento diretamente na Internet. O ‘Codice’ é um dos documentos necessários para a inscrição no SPID – ‘Sistema Pubblico di identità Digitale’ (Sistema Público de Identidade Digital), através do qual o cidadão italiano tem acesso a informações e serviços junto a órgãos públicos.
Recentemente, por ocasião da eleição dos Comites, foi testado um sistema de votação eletrônica em quatro circunscrições consulares ao redor do mundo, com o uso do SPID. Confira mais informações na vídeo-entrevista de Salvatore Di Venezia.