Nova associação “Lucchesi Toscani” tem 120 dias para eleger primeira diretoria e formalizar sua constituição

Diante da fachada da Sociedade Garigaldi, foto do grupo que esteve presente ao ato inicial de constituição da Associação “Lucchesi Toscani PR/SC” (Foto Desiderio Peron / Revista Insieme)

PATROCINANDO SUA LEITURA

CURITIBA – PR – Está fundada a Associação “Lucchesi-Toscani PR/SC”. O ato aconteceu na noite de ontem (04.11.2010) na sede da Sociedade Giuseppe Garibaldi, em cujo endereço se apoia a nova entidade que, provisoriamente, tem na presidência Fabio Thon. Para o ato de constituição da nova associação veio de São Paulo o coordenador para todo o Brasil da “Lucchesi nel Mondo”, Claudio Pieroni, que também é conselheiro do CGIE – Consiglio Generale degli Italiani nel Mondo, e contou com a presença de outros convidados, como o cônsul geral da Itália em Curitiba, Salvatore Di Venezia; o presidente da própria Garibaldi, Celso Gusso; o também conselheiro do CGIE, Walter petruzziello; o presidente do Comites PR/SC, Gianluca Cantoni.
Às cerca de trinta pessoas que compareceram ao ato inicial de constituição da entidade,  Pieroni disse que a proposta é desenvolver ações culturais, cívicas, recreativas, sociais e desportivas a favor dos luccheses toscanos e simpatizantes. Dentro de 120 dias, a comissão provisória que foi constituída deverá realizar eleições para a escolha da primeira diretoria. Esta é a 12ª representação toscana no Brasil, e a décima “Lucchese toscana”, que funcionam em São Paulo (capital), Praia Grande (litoral paulista), Marília, Porto Alegre, Jacutinga, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Mococa-SP, Campinas e Riacho Grande (São Bernardo-SP).
Falando na oportunidade, Pieroni disse que “não podemos deixar morrer as associações italianas, pois se existem manifestações de italianidade hoje no Brasil, isso se deve às associações, algumas que atuam com dificuldade, mas que mantém a chama acesa”. Para o cônsul Di Venezia, “é muito importante associar-se, não apenas para estar juntos e recordar a Itália, mas também para realizar”.
A entidade, pelos seus estatutos, pode associar tanto os originários de Lucca, na Toscana, como seus descendentes e simpatizantes.

Estiveram presentes à assembléia de fundação da Associação “Lucchesi Toscani PR/SC” as seguintes pessoas que assinaram o livro de presença: Fabio Sidney Thon, Walter Petruzziello, Celso Gusso, Salvatore Di Venezia, Gianluca Cantoni, Vincenzo Cortese, Izoulet Cortes Filho, Maria Luisa Piermartiri, Bruno Albiani, Adriano Carlos Tornesi, Bruna Beninca, Maria Vitória Lorenzetti Campelo, Mauricio Dottori, Valentina Daldegan, Rita Bernardini, Roberto Gava, Leonardo Lorenzetti, Ragnhild Borgomanero, Maria José de Luca Coltro, Marcello Lorenzetti, Massimo Lorenzetti, Edimilson Coltro, Alessandra Galli, Daniela Roberta Slongo, Desiderio Peron, Constança Daldegan Dottori, Francesco Piermartiri, Lucia Sgobaro Zanette. Alessandro Panasolo.
As adesões e contados à nova entidade podem ser endereçadas ao e-mail  toscani.prsc@yahoo.it. Telefones: 041-3323-3530 / 3223-6619