u PORTO ALEGRE – RS – “Um cônsul que se interessa pela comunidade italiana do Rio Grande do Sul”. Assim o presidente local do Comites – Comitê dos Italianos no Exterior, Adriano Bonaspetti, saudou o novo cônsul geral da Itália em Porto Alegre, Francesco Barbaro, durante a recepção que lhe foi feita na noite do último dia 20 (20.10.2006) pelas lideranças das principais entidades ítalo-gaúchas. O encontro ocorreu depois das apresentações protocolares do novo cônsul que, então, passou a cumpri uma série de contatos com a comunidade italiana do Rio Grande do Sul, para enfatizar sua visão segundo a qual a Itália peninsular precisa conhecer melhor esta outra Itália que habita o Estado do Rio grande do Sul.
Barbaro esteve na quarta-feira, dia 18, na entrega do Premio Distinzione, promovido anualmente pela Acirs – Associação Cultural Italiana do Rio Grande do Sul e no dia seguinte, acompanhado do presidente do Comites, foi até Caxias do Sul, onde visitou formalmente o prefeito José Ivo Sartori, esteve na Universidade de Caxias do Sul e visitou empresas como a Marcopolo (a maior fabricante de carrocerias do mundo) e a Colombo, em vias de se transformar na maior rede de lojas do Brasil. Ainda em Caxias do Sul, Barbaro foi homenageado durante jantar com as principais lideranças locais. Na sexta-feira à noite encontrou-se com representantes de quase todas as associações ítalo-gaúchas e dos conselheiros do Comites gaúcho para reafirmar sua disposição de trabalhar para a solução do problema das chamadas filas da cidadania que, a seu ver, representam um inequívoco sinal de vontade de estabelecer e manter ligações com a Itália. Barbaro disse ter consciência de que o problema não é de fácil solução, mas também se manifestou contrariado com a excessiva demora no reconhecimento de um direito que é de todos os descendentes dee imigrantes italianos. O reconhecimento da cideadania italiana, disse, é um direito e, para que isso ocorra, o novo cônsul disse esperar contar com a colaboração da própria comunidade.
O discurso de Barbaro foi bem recebido pelos representantes da comunidade italiana, a quem o cônsul já dirigira mensagem inicial nos seguintes termos:
Caros concidadãos do Rio Grande do Sul,
Tenho o prazer de comunicar que o Ministério das Relações Exteriores designou-me como novo Cônsul-Geral da Itália em Porto Alegre.
Apresentando as minhas saudações cordiais e afetuosas aos concidadãos, desejo enfatizar a minha satisfação pessoal pelo encargo que foi-me atribuido e que acredito poder realizar em perfeita sintonia com os representantes da coletividade. Em vista disso, terei o maior prazer de encontrar, periodicamente, os membros do COMITES e os representantes das Associações italianas com o intuito de abordar temas e questões de interesse comum.
Para mim será um motivo de satisfação poder trabalhar a serviço da comunidade italiana do Rio Grande do Sul, uma coletividade que soube conquistar, com o próprio trabalho, posições de destaque no País que os acolheu, mantendo todavia fortes vínculos com a Itália e com as tradições regionais e nacionais da Península.
Tais ligações encontram, através do reconhecimento do direito à cidadania, a expressão mais natural e significativa. Aproximadamente 50 mil pedidos de reconhecimento de cidadania, aqui apresentados nos útlimos anos, são de fato a melhor confirmação destes laços que unem os italianos residentes com a terra dos seus antepassados.
Sei muito bem que a cidadania é também fonte de apreensão, devido aos longos prazos de espera, mas desejo assegurar que será meu compromisso fazer todos os esforços na organização para reduzir os prazos e procedimentos. Deste modo, agradeceria aos concidadãos se encaminhassem ao endereço eletrônico do Consulado-Geral idéias e sugestões voltadas a melhorar a agilidade do serviço.
O campo de ação que se projeta a nossa frente é de qualquer modo extenso e laborioso. Trata-se de perseguir uma ação encaminhada pelos Cônsules que me precederam, e dar um novo impulso às relações entre Itália e Rio Grande do Sul, nos setores da informação, da cultura, dos contatos comerciais e profissionais e também no âmbito das inciativas de solidariedade.
Ao agradecer pela gentil atenção, regozijo-me em renovar as saudações mais cordiais e dedicadas.
Francesco Barbaro
Cônsul Geral
14 de setembro de 2006