O curso, financiado pelo Ministério do Trabalho e das Políticas Sociais da Itália, prevê um percurso formativo que tem como público alvo 20 (vinte) cidadãos italianos residentes no Brasil, com a duração de 800 (oitocentas) horas, das quais 200 (duzentas) horas de aulas presenciais, 400 (quatrocentas) horas de ensino à distância (incluindo as fases de projetos) e 200 (duzentas) horas de estágio junto a organizações culturais públicas e privadas.
A secretaria didática do curso funciona no IEPHA – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, localizado na Praça da Liberdade – edifício SETOP – 4º andar – Belo Horizonte – MG. O tutor do curso é Vânia Parreira, telefone (0055) 31 3213 5936, e-mail: vania.parreira@iepha.mg.gov.br . A coordenação do curso funciona no Instituto Luigi Sturzo, via delle Coppelle, 35 – 00188 – Roma.
Objetivos e Perfis Profissionais
O objetivo do curso é a formação e, portanto, aquele de oferecer à comunidade italiana no Brasil e, sobretudo de Minas Gerais, um pacote formativo experimental, que possa
favorecer o processo de crescimento e o desenvolvimento cultural para valorizar a oferta cultural local.
O perfil profissional final é o de “Promotor Cultural da Região”, e que é solicitado pelo Mercado de Trabalho para:
§ atender às necessidades de valorização do patrimônio cultural existente;
§ desenvolver novas atiividades de promoção cultural;
§ criar sistemas integrados de bens e atividades culturais no território capazes de diversificar a oferta de estruturas e serviços com o fim de incentivar a promoção cultural fora da região e do País.