Parceria entre Fiat e concessionários gera empregos para 102 jovens no Rio

PATROCINANDO SUA LEITURA

Programa Recofia já formou mais de 800 profissionais em 10 anos e agora coloca no mercado novos profissionais em funilaria, pintura e eletromecânica

 

u BELO HORIZONTE – MG – Há dois anos, Josenilton de Santana Francisco, 20 anos, levou o irmão para fazer a inscrição no curso de eletromecânica da escola Recofia, realizado pela Fiat Automóveis e sua rede de concessionários no bairro do Caju, no Rio de Janeiro. No local das aulas, soube que, no próximo ano, seriam acrescentados na escola de eletromecânica os cursos de funilaria e pintura. A partir desse dia, não parou de ligar para a escola Recofia até conseguir fazer a sua inscrição, a prova de seleção e passou a fazer parte da primeira turma do curso de funilaria. No próximo dia 8 de dezembro, sexta-feira, na Escola Recofia – única escola de eletromecânica no país a formar técnicos na área – será a vez de Josenilton receber seu diploma de conclusão do curso.

 “Não tinha perspectiva nenhuma, só estudava e não tinha trabalho”, comenta Josenilton Santana. Para ele, a opção pela funilaria foi uma questão de identificação. “Sempre achei interessante pegar um carro batido e voltá-lo ao normal”. O jovem de apenas 20 anos faz estágio na área em uma das concessionárias Fiat no Rio de Janeiro e depois do diploma será contratado.

Além de Josenilton, outros 45 jovens receberão o diploma dos cursos de funilaria e pintura das mãos do diretor comercial da Fiat Automóveis, Lélio Ramos, paraninfo da primeira turma nestas especialidades. Na mesma solenidade, o presidente da Associação Brasileira dos Concessionários de Automóveis Fiat (Abracaf), Edmo Mendonça Pinheiro, apadrinhará 56 jovens formandos da turma de eletromecânica, 12º turma a concluir o curso, realizado no Rio de Janeiro desde 1996. No total, 102 jovens formam este ano.

Iniciativa única da Fiat no Brasil, a escola de funilaria e pintura surgiu da necessidade de se ter profissionais capacitados desta modalidade no mercado de trabalho e tem o objetivo de capacitar 52 jovens por ano. Segundo o coordenador do Recofia, Jaime José Gomes Moreira, os novos cursos, lançados no ano passado, ampliaram as oportunidades oferecidas pela escola Recofia. “São duas áreas em que não há formação e capacitação no Brasil. Geralmente, o que são oferecidos são cursos de aperfeiçoamento”, explica.

Na opinião de Jaime Moreira, o nicho foi muito bem explorado pela Fiat e suas concessionárias. “Precisamos formar mais umas quatro turmas para abastecer este mercado”, diz. As turmas de 2007 iniciarão as aulas no dia 13 de fevereiro. Foram selecionados 52 jovens para os cursos de funilaria e pintura e 62 jovens para o curso de eletromecânica. 

 

Escola Recofia

A Escola de eletromecânica do programa Recofia foi fundada em 1996 numa iniciativa pioneira da Fiat Automóveis e de sua rede de concessionárias do Rio de Janeiro. A escola, localizada no bairro do Caju, região portuária da cidade, tem como objetivo transformar jovens em cidadãos participativos e capacitados para ingressar no mercado de trabalho de forma mais rápida. Em 2005, a escola Recofia lançou os cursos de funilaria e pintura.

A cada ano, o programa Recofia seleciona menores de comunidades carentes e oferece gratuitamente um curso de 11 meses de duração, em período integral, contribuindo para afastar adolescentes das ruas, da violência e da criminalidade. Durante o treinamento, os alunos recebem uniformes completos e alimentação. A Fiat fornece informações técnicas, veículos para aulas práticas, equipamentos, ferramentas e material didático, além de promover a formação dos instrutores.

Nos três primeiros meses, todos os alunos têm aulas de língua portuguesa, matemática, cidadania e ética, gestão de pequenos negócios, relações básicas de higiene e segurança do trabalho. Três meses após o início do curso metade da turma continua na escola nas aulas de aprofundamento dos conhecimentos específicos, enquanto a outra parte dos alunos começa um pré-estágio nas Concessionárias Fiat do Rio de Janeiro. Na semana seguinte, as turmas revezam. Nessa etapa, os alunos recebem da escola os mesmos benefícios oferecidos pelas Concessionárias Fiat e já estão aptos a fazer revisões periódicas em automóveis Fiat. Depois de concluído o curso, o estágio prossegue até que os jovens atinjam a maioridade. Nessa etapa, recebem vale-transporte, seguro de vida e bolsa-auxílio mensal.

Em seus dez anos de existência, a escola já formou 850 jovens para atuar com tecnologia automotiva de ponta. Atualmente, 100% dos jovens formados na escola entram para o quadro de funcionários das concessionárias Fiat ou são contratados por oficinas.

O programa Recofia tem o apoio da Associação Brasileira dos Concessionários de Automóveis Fiat (Abracaf), do Firjan/Senai e das entidades filantrópicas Serviço de Obras Sociais (S.O.S), Associação Patrulha Jovem do Rio (Apar) e Rotary Club.