CURITIBA – PR – O primeiro encontro dos parlamentares da América do Sul eleitos pela Circunscrição Eleitoral do Exterior poderá acontecer em Curitiba, na man hã do próximo dia 6 de abril. Os parlamentares foram convidados pelo presidente do Comites – Comitato degli Italiani all’Estero do Paraná e Santa Catarina, Gianluca Cantoni para um encontro durante a primeira reunião ordinária do órgão neste ano, que acontecerá na sede do Centro Cultural Italo-Brasileiro Dante Alighieri, de Curitiba.
Segundo se informava esta noite, ainda não havia a confirmação da vinda da deputada Renata Bueno, mas tanto o deputado Fabio Porta quanto o senador Fausto Longo já teriam confirmado presença no encontro. Na noite anterior, ambos seriam homenageados durante recepção na sede da Sociedade Garibaldi. O convite do Comites foi estendido a todos os eleitos da América do Sul, onde se incluem os ítalo-argentinos Ricardo Merlo e Mario Borghese (deputados) e Claudio Zin (senador).
O encontro dos parlamentares, especialmente os do Brasil, foi imaginado por Cantoni para uma oportunidade de diálogo com os representantes das comunidades italianas do Paraná e Santa Catarina. Os demais assuntos da pauta são de rotina, a partir da aprovação da ata da última reunião, ocorrida em Blumenau, quando foram discutidos diversos aspectos relacionados à “fila da cidadania”, incluindo propostas para a solução do crônico problema que interessa a milhares de ítalo-brasileiros.