Passaporte: São Paulo anuncia agendamento através de vídeo-chamada do WhatsApp. Já a partir de segunda-feira

757
Agendamento para passaportes italianos serão agendados via WhatsApp em São Paulo. (Foto e montagem Insieme)

Agendar a emissão do passaporte italiano através do WhatsApp. É isso que está anunciando, a partir de segunda-feira, o consulado italiano em São Paulo, através da postagem de uma informação em seu site, por enquanto apenas em língua italiana. “O Consulado Geral em São Paulo, a partir de 26 de novembro de 2018, adota uma nova metodologia baseada em vídeo-chamada do WhatsApp para o agendamento”, diz o comunicado, assegurando que os agendamentos já realizados através do ‘Prenota Online’ permanecem válidas.

O comunicado do consulado assegura que a medida é para “vir ao encontro das exigências de diversas partes representadas por concidadãos” e “sempre para facilitar o usuário e tornar mais fácil o serviço de agendamento para a emissão do passaporte”. A recomendação é que, antes de realizar a chamada através do WhatsApp, os interessados atualizem seus dados anagráficos, “verificando eventualmente seus dados no portal institucional Fast.It”. Se os dados não estiverem atualizados, não será possível realizar o agendamento, diz ainda o comunicado.

Os interessados da área de abrangência consular de Ribeirão Preto podem dirigir-se diretamente ao Vice Consulado Honorário local até o esaurimento dos agendamentos realizados. Depois disso, o serviço será temporariamente suspenso, segundo ainda o comunicado.

O Consulado da Itália em São Paulo explica passo a passo como devem proceder os interessados. Explica como realizar a video-chamada, como proceder no dia do agendamento e, por último, como será a entrega do passaporte. Os interessados podem fazer o agendamento também por núcleo familiar, até para quatro pessoas de um mesmo núcleo, sendo o casal e filhos menores. Exceções serão admitidas em casos particulares (idade, saúde, e até mesmo pessoas que não conseguem usar o sistema informático).

Realizado o agendamento, há o comparecimento dos interessados com os documentos exigidos, pagamento da taxa, mas o documento será entregue, exclusivamente através dos Correios, depois de “alguns dias”. Segundo o site do consulado, entretanto dentro do prazo de 40 dias. Para isso, o requerente precisa entregar no consulado, junto com a documentação, um envelope resistente às intempéries, com os dizeres “registrado”, mesmo que escrito a mão, e que seja pré-selado e já endereçado corretamente (destinatário e remetente – no caso, o Consolato Generale d’Italia a San Paolo, Avenida Paulista, 1963 CEP 01311-300).

Passados os 40 dias, caso o documento não chegue no endereço do requerente, o interessado deve comunicar isso ao Consulado através do e-mail passaporti.sanpaolo@esteri.it .