CURITIBA – PR –  Realização do Comitato Dante Alighieri com o  apoio do Consulado Geral da Itália em Curitiba, a pianista italiana Monica Leone realiza concerto no dia 28 próximo (28.09.2010) no Salão Cultural do Centro Cultural ítalo-brasileiro “Comitato Dante Alighieri, intitulado “Homenagem a Shuman”. Do programa, que tem início marcado para as 20h30min, constam “Papillons”, “Arabesque”, “Variazioni Abegg” e “Humoresque”.  A entrada é franca e apoiam a iniciativa também o Instituto Fondazione Italia e a rede de hotéis Mabu. O local do concerto fica na Rua Des. Westphalen 15, pavimento térreo.
CURRICULO – Segundo os promotores do concerto, Monica Leone è uma pianista sem estrelismos, ela quer somente servir à música e sua capacidade de concentração resulta numa extraordinária intensidade” foi assim que  Paolo Totano apresentou Monica Leone no jornal italiano “Fiamma” de Sydney, Austrália,  e também:  “O maior elogio que você pode fazer para um músico em relação à obra 101 de Beethoven é o de ter mantido uma absoluta integridade e unidade da peça. Para uma jovem pianista tocar o piano tão bem é um sinal de proteção dos deuses e de um grande futuro”
Monica Leone nasceu em Campobasso, começou seus estudos de piano sob a orientação da mãe, Carmen Mazzarino, e continuou com Massimo Bertucci no Conservatorio San Pietro a Majella de Nápoles. Ela herdou a impostação da escola de Vincenzo Vitale, o professor italiano mais importante da segunda metade do século XX.
Em seguida aperfeiçou-se com Michele Campanella na Escola de piano de Ravello e na Accademia Chigiana de Siena, onde conseguiu o “Diploma de honra”. Ela já se apresentou em salas de prestígio como o Teatro Massimo de Palermo, a Sala Maffeiana do Teatro Filarmonico de Verona, a Sala G.Verdi do Conservatório de Milão, em instituições como a Accademia Nazionale de Santa Cecilia, e os Amici della Musica de Firenze, o Teatro Carlo Felice de Genova, a Settimana Musicale Senese, a Sagra Umbra, a Associazione Scarlatti de Nápoles, a “Micat in Vertice” de Siena (nesta ocasião suas Variações Goldberg “foram uma hora e meia de som que celebraram as qualidades artísticas da jovem pianista e a consagraram como pianista de elite”)
Além de se apresentar em importantes teatros italianos, Monica Leone tem tocado na França, Espanha, Romênia, Hungria, Estados Unidos, China, Venezuela, Brasil, Argentina e Ucrânia. Ela participou da gravação da Petite Messe Solennelle para o Rossini Opera Festival de Pesaro. Tocou como solista nas temporadas da Orchestra da Camera de Pádua e do Veneto, a Orchestra della Toscana, os Pomeriggi Musicali de Milão, a Orchestra Sinfonica Abruzzese. Entre fevereiro e março 2006 partecipou de uma longa turnê na Austrália e Nova Zelândia, tocando em recital e abrindo como solista a temporada da Sydney Symphony Orquestra. Em 2008 estreou as temporadas do Teatro San Carlo de Napoles e da Istituzione Universitaria di Concerti de Roma. Seu repertório para orquestra inclui os concertos de Bach, Haydn, Mozart, Beethoven, Saint-Saens (dele, ela gravou para a RAI o Concerto op.22) e Poulenc. Apresenta-se também, com entusiasmo, em formações de câmara.
Leonardo Pinzauti, importante musicólogo e crítico de música escreveu sobre Monica Leone: “ a execução ao piano das Variações Goldberg, apresentada com grande sucesso por Monica Leone, foi de grande inteligência musical e domínio técnico perfeito … ”

Programa: Homenagem a Schumann
Papillons op.2 – R.A. Schumann (1810-1856)
Arabesque op.18 – R.A. Schumann (1810-1856)
Variazioni Abegg op.1 – R.A. Schumann (1810-1856)
(intervalo)
Humoresque op.20 – R.A. Schumann (1810-1856)

PATROCINANDO SUA LEITURA