Pinto Bandeira deve se irmanar com cidade da Itália

PATROCINANDO SUA LEITURA

PINTO BANDEIRA – RS – Uma delegação da cidade italiana de Vigo di Cadore vai estar nos próximos quatro dias na Serra Gaúcha. Na próxima segunda-feira (18), eles vão estar em Pinto Bandeira, onde cumprem um roteiro de visitas às autoridades, pontos turísticos, vinícolas e pousadas.

A intenção é conhecer o município e buscar informações para firmar um Gemellagio (cidades-irmãs) com Pinto Bandeira. O grupo já deve pernoitar no domingo, na Pousada Fornasier. A comitiva é chefiada por Oscar De Bona, presidente da Associação Bellunesi nel Mondo e também da Longarone Fieri, que realiza várias feiras na região do Veneto, entre elas a Arredamont de móveis de montanha, Fiera del Gellatto – sorvetes, e Feira Agrimont de equipamentos para agricultura de montanha. A delegação também vai ter a presença de Orlando Dal Farra, presidente da Comunità Montana Bellunese Arch, diversos administradores de municípios e Germano De Bortoli, presidente da Cooperativa Lattebuche de Cesiomagiore, uma das maiores do Veneto e que produz queijos de altíssima qualidade. Um representante de Vigo di Cadore está encarregado de avaliar um possível tratado de amizade.

A delegação também terá uma programação em Carlos Barbosa no sábado, e domingo encontro com o governador Tarso Genro, em Ilópolis, na Fenamate. Em Porto Alegre, uma palestra para arquitetos no auditório Paulo Freire. O grupo vai estar acompanhado pelo consultor da Regione del Veneto para o Rio Grande do Sul, César Augusto Prezzi. Também fazem parte da comitiva, Diego Svalduz, Loris De Col, Maurizio Marcon, Ivan Bressan, Meshua Bressan, Giovanni Pistola, Sara De Bettio, Diego Morlin, Samuele Canton, Lorenzo Cresta e Piero De Bettio.

Saiba mais:

Gemellaggio
Acordo selado entre cidades de nações diferentes, que facilita o acesso a informações, troca de experiências, elaboração de projetos e cooperação econômica e cultural.
Objetivos do Gemellaggio
Realização de intercâmbios de informação sobre o estado atual e sobre o desenvolvimento sócio-econômico das comunidades envolvidas, em particular no âmbito agrícola, ambiental, turístico, sanitário, escolar e administrativo; o estudo das possibilidades de formação de profissionais, trabalhadores, professores e jovens no âmbito linguístico, histórico e cultural e para a formação de administradores para gestão de território.
Vigo di Cadore
É uma comunidade italiana da região do Vêneto, província de Belluno, com cerca de 1.649 habitantes. Estende-se por uma área de 70 km², tendo uma densidade populacional de 24 hab/km². Faz fronteira com Auronzo di Cadore, Forni di Sopra (UD), Lorenzago di Cadore, Lozzo di Cadore, Prato Carnico (UD), Santo Stefano di Cadore, Sappada, Sauris (UD).