Durante a comemoração do aniversário do “cavalo brioso”, a Pirelli participou das celebrações em Maranello e premiará a mais bonita Ferrari de Competição. Desde o surgimento da marca, a Pirelli atua em parceria com a Ferrari. Os pneus tecnologicamente mais avançados foram lançados com a Ferrari, como o  PZero original, apresentado junto com a F40, e o PZero, que faz parte do equipamento original na 599 GTB Fiorano

PATROCINANDO SUA LEITURA

 

u Milão- A Pirelli, que comemora 100 anos de competições em 2007, presta uma homenagem aos 60 anos da empresa italiana Ferrari, cujas celebrações, em Maranello, na Itália, acontecem até o dia 24 de junho. Desde a década de 30, a fabricante de pneus italiana atua em parceria com a Ferrari, um casamento tecnológico que trouxe sucesso dentro e fora das pistas. A Pirelli participará das celebrações da Ferrari em uma série de iniciativas que culminarão no prêmio para a mais linda Ferrari de competição (Melhor do Espetáculo) escolhida entre os carros que desfilarão na pista de Fiorano, no sábado, dia 24 de Junho.

 

A Pirelli também estará presente nas comemorações da Ferrari com dois eventos. O primeiro celebra o relacionamento histórico entre Milão e Maranello que começou com os primeiríssimos rosse e que continua até hoje com a excelência de pista do novo PZero e do 599 GTB Fiorano. O segundo terá características históricas e estará abrigado na Galleria Ferrari (dedicada totalmente ao mundo do automobilismo esportivo), com uma extraordinária exposição fotográfica que relembra momentos inesquecíveis do histórico secular da Pirelli Competizioni.

 

A história da Pirelli tem se misturado com a da Ferrari há muito tempo. De fato, estes dois grupos de prestígio industrial italiano têm trabalhado em sinergia durante os últimos 60 anos, com a Pirelli sendo um fornecedor da Scuderia Ferrari nos anos 30 quando a equipe de Enzo Ferrari corria com Alfa Romeos e com pilotos da grandeza de Nuvolari e Varzi.

 

Desde a 125S, que deu início ao histórico competitivo da Ferrari, com a vitória de Franco Cortese no GP de Roma em 1947; a 375 F1, que Froilan Gonzalez dirigiu para a primeira vitória da Ferrari na F1 (Silverstone ’51); a 500 F2, que Alberto Ascari dirigiu para a dupla vitória consecutiva em 1952 e 1953 no Campeonato Mundial de Fórmula 01; e a 375 Plus de Trintignant e Gonzáles, que ganhou Le Mans em1954, houve muitos modelos de competição Ferrari equipados com pneus Pirelli e que ficaram associados com episódios esportivos históricos. Esta tradição continua viva, com a Ferrari continuando a desfrutar do sucesso em eventos exigentes como o campeonato FIA-GT Championship – no qual as “Ferrari F430 GTs” ganharam tanto os títulos de Piloto e de Equipe em 2006 – e nas séries Le Mans Series, cuja última etapa – os 1000 Quilômetros de Valencia – foram vencidos em meados de Maio por uma F430 GT equipada com pneus de corrida PZero Racing.

 

A dedicação dos engenheiros da Pirelli com estas máquinas de corrida ficou ainda maior nos casos dos modelos de série. A experiência acumulada pela Pirelli no mundo das competições foi de fato transmitida diretamente aos carros de passeio desde o surgimento do histórico desportivo da empresa de Milão, há quase cem anos, quando o Itala do príncipe Scipione Borghese dominava o trajeto Peking-Paris. Em termos de modelos de rua destinados a clientes Ferrari, numerosos protagonistas na história do Cavalo Brioso foram equipados com pneus Pirelli. Mencionando alguns dos muitos carros que marcam a união entre a Pirelli e a Ferrari, os pneus italianos estiveram presente durante todo o período de produção em Maranello. Desde o 166 MM Touring Barchetta de 1949 até o 410 Superamerica (1956), dos supercarros como a F40 de 1987, a 512 TR, a 456 GT e a F355 dos anos noventa até os modelos de hoje (a 612 Scaglietti, a F430 e a 599 GTB Fiorano). As obras-primas da empresa, fundada há sessenta anos por Enzo Ferrari, sempre foram equipadas com a tecnologia e o estilo da Pirelli que são, sem sombra de dúvida, modelos extraordinários de elite.