u Patrocinadora desde 1995 da equipe Petrobras Lubrax, a Pirelli conta com alta tecnologia em pneus off-road para equipar moto, carro e caminhão que participam do Dakar 2007, realizado entre os dias 06  e 21 de janeiro.

PATROCINANDO SUA LEITURA

“A parceria da Pirelli e da equipe Petrobras Lubrax é bem sucedida porque está consolidada num projeto que alia marketing e, principalmente, desenvolvimento tecnológico, agregando muito valor à marca”, afirma Marco Maria Tronchetti Provera, diretor de Marketing da Pirelli Pneus para América Latina.

A largada do Dakar 2007 aconteceu em 06 de janeiro, pela segunda vez em Lisboa (Portugal). A organização do evento também optou por tirar os países mais povoados da África da competição pensando na segurança da prova. Desta maneira, a Guiné esteve fora da rota do Rali Dakar, que percorreu, além de Portugal, cenários como Espanha, Marrocos, Mauritânia, Mali e Senegal, que tem como capital a cidade de Dakar, local de encerramento das provas. Ao todo foram percorridos 8.708 quilômetros.

A equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio da Pearson, Banco Mercedes-Benz, Mercedes-Benz Caminhões, Renov, Mercedes Seguros, MANN-FILTER, Planac Informática, Sadia, Telenor Satellite Services AS, Kaerre, Capacetes Bieffe, Sparco América Latina, Artfix, Base 84 e Dakar Promoções.


TRUCK

 

Foi justamente nessa categoria que a Equipe Petrobras Lubrax conseguiu seu melhor resultado na classificação geral, com o caminhão Tatra tripulado por André Azevedo, Maykel Justo e Mira Martinec obtendo a 5ª colocação na soma de tempos. Os pneus são Pirelli de medida 14.00 R20, modelo PS22.

Em 2007, nada menos que 85 caminhões competiram no Dakar, número recorde na prova. Somente 60 alcançaram o final da prova. Das 85, quatro equipes foram patrocinadas pela Pirelli. O vencedor foi o trio holandês liderado por Hans Stacey, que consegue seu primeiro título com vantagem significativa de mais de 3 horas para o segundo colocado, o russo Ilgizar Mardeev.

Em terceiro lugar, ficou o tcheco Ales Loprais, da equipe Loprais Trata Team, também patrocinada pela Pirelli. Loprais é dono do único caminhão entre os tops a correr com apenas dois tripulantes: ele e o navegador Petr Gilar.

Tanto Ales Loprais quanto André Azevedo competiram com pneus Pirelli 14.00R20 PS22 de normal utilização nos segmentos fora de estrada de alta severidade, como, por exemplo, o de veículos militares. No total, 17 equipes competiram com esse modelo Pirelli.

Participar dos principais rallies, como o Dakar e o dos Sertões, permite aos engenheiros da Pirelli experimentar inovações na composição e na estrutura de produtos em condições extremamente difíceis.

A grande vantagem é que se consegue avaliar e obter resultados em períodos muito curtos. E mais: muitas soluções testadas nos rallies são, atualmente, utilizadas em pneus de produção normal, oferecidos a transportadores em geral.

No Dakar 2007, a Pirelli também patrocinou os caminhões IVECO dos italianos Luisa Elena Trucco, equipe P&T Racing Team, que chegou na 24ª posição, a segunda melhor colocação feminina no Dakar 2007, e Giacomo Vismara, da equipe Motorsport Itália, que ficou em 12º lugar.

CLASSIFICAÇÃO FINAL – CATEGORIA TRUCK

Equipes patrocinadas pela Pirelli conquistam terceiro e quinto lugares.

Veja ranking:

1) Hans Stacey / Charly Gotlib / Bernard Der Kinderen (MAN)
2) Ilgizar Mardeev / Aydar Belyaev / Eduard Nikolaev (Kamaz)
3) Ales Loprais / Petr Gilar (Tatra)
4) Wulfert Van Ginkel / Willem Tijsterman / Richard De Rooy (Ginaf)

5) André Azevedo / Maykel Justo / Mira Martinec (Tatra)
6) Philippe Jacquot / William Alcaraz / Toon Van Genugten (MAN)
7) Sergey Reshetnikov / Andrey Mokeev / Eduard Kupriyanov (Kamaz)

8) Arjan Brouwer / Simon Koetsier / Gerard Van Veenendaal (Ginaf)

9) Teruhito Sugawara / Seiichi Suzuki / Akira Koishizawa (Iveco)
10) Fraz Echter / Detleef Ruf / Edqin Van Dooren (MAN)

 

CAR

A dupla Klever Kolberg e Eduardo Bampi finaliza participação no Raly Dakar 2007 e, na classificação geral, termina a prova na 56ª posição.

O pneu usado foi o Scorpion Rally 235/85 R16. Foi desenvolvido pela área de pesquisa e desenvolvimento da Pirelli Pneus brasileira e é fabricado na unidade industrial de Campinas, interior de São Paulo.

Trata-se de um pneu diferenciado, bastante agressivo e versátil, recomendado exclusivamente para atividades esportivas (competições). Os sulcos e blocos laterais proporcionam excelente desempenho em altas velocidades e curvas em diferentes tipos de piso. A estrutura reforçada garante maior resistência às perfurações.

As competições, em especial o Rally Dakar, são excelentes oportunidades para a Pirelli mostrar ao público a qualidade e o desempenho de seus produtos, principalmente porque vencem as inúmeras condições que os pilotos enfrentam em várias etapas da prova.

E tem mais: as provas do Dakar também funcionam como um “laboratório de testes” ao ar livre, já que os especialistas da empresa estão sempre atentos a toda e qualquer oportunidade que se abre para melhoria dos produtos.

A principal característica do Scorpion Rally é a versatilidade em diferentes tipos de solo, resultante de uma combinação de fatores. Seus blocos transversais e laterais trativos, além dos centrais espaçados, facilitam a limpeza e proporcionam excelente tração em lama, brejo, pântano, fundo de lagoas, etc. Na terra batida, o pneu também tem excelente desempenho: o composto de alta performance garante dirigibilidade e frenagem e a menor profundidade dos sulcos e blocos laterais mais robustos garantem desempenho em altas velocidades e em curvas.

Na areia, a combinação do desenho da banda de rodagem e do diâmetro faz o carro “voar” pelas dunas, evitando esforço do motor e eventual superaquecimento ou quebra. Um ressalto da borracha ainda protege a roda de sujeira, amassamento e penetração de corpos estranhos que poderiam provocar perda de pressão.  O maior diferencial, no entanto, são os reforços laterais de kevlar, o mesmo tecido utilizado em assoalho de aviões e em coletes à prova de bala, que oferecem mais resistência à perfuração em terrenos rochosos.

CLASSIFICAÇÃO FINAL – CATEGORIA CAR

1) Stephane Peterhansel / Jean-Paul Cottret (Mitsubishi)
2) Luc Alphand / Gilles Picard (Mistubishi)
3) Jean-Paul Schlesser / Arnaud Debron (Schles-Ford)
4) Mak Miller / Ralph Pitchford (Volkswagen)
5) Hiroshi Masuoka / Pascal Maimon (Mitsubishi)
6) Nasser Al Attiyah / Alain Guehennec (BMW)
7) Carlos Sousa / Andreas Schulz (Volkswagen)
8) Robby Gordon / Andy Grider (Hummer)
9) Carlos Sainz / Michel Perin (Volkswagen)
10) Stephane Henrard / Brigitte Becue (Volkswagen)
56) Klever Kolberg / Eduardo Bampi (Mitsubishi)

 

MOTO

Na classificação geral, o brasileiro Jean Azevedo, da Equipe Petrobras Lubrax, termina o Dakar 2007 na 25ª posição. Esse ano, das 245 motos que largaram de Lisboa, apenas 132 terminaram a corrida, a maior taxa de atrito entre todas as categorias. Na classificação geral, a vitória ficou para o francês Cyril Despres.

Os pneus Pirelli utilizados foram:

·         MT21 RallyCross: Alta resistência e performance. O pneu tem desenho otimizado para utilização em pisos com cascalhos, florestas, montanhas e desertos, além de composto especial para utilização Off-Road, visando maior durabilidade e resistência.

·         MT18 Heavy Duty: Construção balanceada para suportar a fadiga causada pelo enduro e proporcionar suavidade ao enfrentar obstáculos. Também conta com composto especial para utilização Off-Road visando maior durabilidade e resistência.

 

CLASSIFICAÇÃO FINAL – CATEGORIA MOTOS

1) Cyril Despres (FRA)
2) David Casteu (FRA)
3) Chris Blais (EUA)
4) Pal Anders Ullevalseter (NOR)
5) Helder Rodrigues (POR)
6) Janis Vinters (LET)
7) Michel Marchini (FRA)
8) Thierry Bethys (FRA)
9) Jaroslav Katrinak (TCH)
10) Jacek Czachor (POL)
25) Jean Azevedo (BRA)

 

SOBRE A PIRELLI

Com mais de 130 anos de tradição, a Pirelli é uma multinacional italiana consagrada na indústria de pneus. É líder no Brasil, onde está desde 1929, quando adquiriu sua primeira unidade no município de Santo André, em São Paulo.

Com a mais avançada tecnologia desenvolve e produz pneus na América Latina para uma gama completa de aplicações: Caminhões e Ônibus, Automóveis, Camionetas, Tratores , Motocicletas e Bicicletas. Além dos pneus, a Pirelli produz câmaras de ar, protetores e cordas metálicas para os pneus radiais.

Em 2005, a Pirelli Pneus registrou aumento de cerca de 9% nas vendas e seu faturamento superou R$ 2,5 bilhões. O lucro líquido atingiu R$ 219 milhões, 37% superior ao obtido em 2003. Na América Latina estão instaladas sete unidades produtivas: cinco no Brasil (Gravataí, Campinas, Santo André, Sumaré e Feira de Santana), uma na Argentina (Merlo) e uma na Venezuela (Guacara).

Os produtos fabricados no Brasil são exportados para mais de 130 países, incluindo Canadá, Austrália, Japão e Estados Unidos. Hoje, aproximadamente 6.000 pessoas trabalham na Pirelli Pneus brasileira, quase um terço do total de funcionários da empresa no mundo.

Por meio de conjunto de ações, a Pirelli interage com as comunidades e público dos locais onde atua, com iniciativas de responsabilidade social voltadas para preservação do meio ambiente, o desenvolvimento da cultura e a capacitação profissional.