O novo pneu de uso misto da linha Scorpion empresta sua versatilidade, conforto e visual agressivo para Fiat e Peugeot

PATROCINANDO SUA LEITURA

 

u SÃO PAULO-SP – O Scorpion ATR é o destaque da Pirelli no 24ª Salão Internacional do Automóvel, que aconteceu em São Paulo. A fabricante de pneus terá seu produto na aplicação, equipando o Fiat Idea Adventure e do Peugeot 206 SW Escapade, lançamentos do evento.
O Scorpion ATR entra com força total para exibir seu design arrojado, que completa o visual agressivo desses veículos, além aumentar o rendimento quilométrico nas estradas de terra ou asfalto. O produto faz parte da mais nova geração de pneus de uso misto. É altamente resistente e ideal para equipar utilitários esportivos (Sport Utility VehicleSUV), picapes e automóveis com estilo off-road.

O novo pneu da Pirelli foi lançado no início deste segundo semestre e chegou ao mercado para consolidar ainda mais a evolução dos modelos que compõem a linha SCORPION, criada no final dos anos 80, como a primeira especialmente desenvolvida para este segmento de veículos. O portfólio atual reúne pneus que são referência de equipamento original e de reposição como Zero, STR, S/T,  Mud e em competições, o Scorpion Rally.

O Scorpion ATR chega num momento de expansão do mercado de pneus, impulsionado por diversos lançamentos das montadoras. Segundo o instituto de pesquisas ADK Automotive, entre 2003 e 2005, as vendas de utilitários esportivos e picapes no Brasil apresentaram um crescimento de 51%. A mesma pesquisa aponta o grande salto nas vendas de veículos com estilo off-road, que no mesmo período tiveram um aumento de 150%.

Desenvolvido para emprego on e off-road, o Scorpion ATR atende a um público que busca soluções diferenciadas e valoriza atributos de performance e estilo, aliados a conforto excepcional e visual agressivo que conferem ao pneu versatilidade para enfrentar qualquer tipo de terreno, seja asfalto, terra batida, rocha, areia ou lama.

 

TECNOLOGIA

O desenvolvimento do Scorpion ATR exigiu cerca de dois anos de estudos das áreas de engenharia da Pirelli, incluindo pesquisas indoor e outdoor em várias partes do mundo. Além de simulações de comportamento em sistemas de alta tecnologia, o Scorpion ATR foi submetido aos mais exigentes testes em todo tipo de piso, acumulando 5 milhões de quilômetros rodados em diferentes terrenos, de estradas cobertas de neve na Nova Zelândia a rodovias e trilhas nos Estados Unidos e Europa, passando pelo Campo de Provas de Pirelli, em Sumaré, São Paulo.

 

PRODUÇÃO

Fabricado nas unidades fabris da Pirelli no Brasil (Feira de Santana e Campinas), na Argentina (Merlo) e na Venezuela (Guacara), o Scorpion ATR  é enviado para Estados Unidos e Canadá, além de outros países da Europa, América Latina e demais continentes. Um rigoroso processo de pesquisas e desenvolvimento aliado à alta tecnologia aplicada à capacidade produtiva resulta no produto que reúne características diferenciadas da concorrência e oferece mais benefícios aos consumidores do mundo inteiro.

 

DURABILIDADE

A banda de rodagem combina design e mix de compostos para oferecer maior durabilidade. Seu desenho inovador permite maior contato do pneu com o solo, otimizando a distribuição da pressão. Esta condição possibilita desgaste mais uniforme do pneu e aumenta o rendimento quilométrico em 25%. Já o composto de borracha com sílica evita a propagação de cortes e trincas aumentando a resistência à abrasão e à laceração do pneu.

 

CONFORTO

Seja para rodar em vias pavimentadas ou pistas irregulares, o Scorpion ATR prioriza o conforto de motoristas e de passageiros com alto índice de amortecimento. Outro aspecto diferenciado para um modelo desta categoria é o baixo nível de ruído proporcionado por novo formato dos blocos intermediários e dos ombros do pneu. Rigorosas avaliações técnicas indicaram a redução de ruído em 12%.

 

SEGURANÇA

O Scorpion ATR  equilibra características para trafegar em qualquer terreno com excelente dirigibilidade. Estabilidade e precisão na direção são otimizadas com uma faixa central contínua na banda de rodagem que confere rapidez de resposta em manobras e mudanças de faixa. A capacidade de frenagem foi ampliada para oferecer ainda mais segurança em situações críticas, em pistas pavimentadas ou de terra. No asfalto seco, por exemplo, a velocidade de 80 km/h o Scorpion ATR  reduz o espaço de frenagem do veículo em até 1 metro.

A performance no molhado é outro dos trunfos do novo modelo. Disposição, formato e profundidade dos sulcos na banda de rodagem foram combinados para oferecer autolimpeza e colaborar para redução da aquaplanagem. O Scorpion ATR “corta” a água, apóia-se bem em curvas, permite troca de faixas com precisão e oferece tração com ganho de velocidade. A frenagem no molhado é precisa; em veículo a 80 km/h, por exemplo, o Scorpion ATR reduz o espaço de frenagem em até 4,5 metros. Para preservar as rodas contra impactos laterais e penetração de detritos, o Scorpion ATR , nas medidas para picapes e utilitários esportivos, conta com uma barreira de proteção em seu flanco.

  

ESPORTIVIDADE OFF ROAD

Para atender às exigências da utilização off-road, inclusive em atividades esportivas, o Scorpion ATR apresenta estrutura construtiva reforçada. A maior parte das medidas disponíveis, especialmente aquelas para uso esportivo em terrenos acidentados, possuem carcaça com duas lonas reforçadas para oferecer mais resistência. A tração em terrenos inconsistentes é garantida com uma banda de rodagem composta de blocos com nova distribuição na zona intermediária e nas laterais. Para o usuário, que além do desempenho, está atento ao visual, o Scorpion ATR agrada com desenho agressivo e opção em letras brancas, que em conjunto colaboram para criar ou reforçar a aparência esportiva do veículo.

 

EQUIPAMENTO ORIGINAL

Como prova de sua capacidade técnica para atender o mercado, o Scorpion ATR  já é a escolha das principais montadoras mundiais como equipamento original de veículos do segmento. Nos Estados Unidos, o Scorpion ATR aro 20” é o equipamento original da picape Ford F-150. No Brasil, os modelos Mitsubishi Pajero TR4 e L200 Sport  já saem “calçados” da fábrica com o novo pneu.

 

MAIS PERSONALIDADE E DESEMPENHO AO ESTILO OFF-ROAD

A Pirelli é a primeira empresa a desenvolver uma linha de pneus de uso misto especificamente para automóveis com estilo off-road, aqueles com aparência – e alguma vocação – fora-de-estrada e que normalmente saem de fábrica com pneus para uso urbano. Além de oferecer o Scorpion ATR nas medidas compatíveis para estes tipos de automóveis, a empresa é fornecedora deste modelo como equipamento original de alguns dos principais lançamentos das montadoras neste segmento previstos para este ano. Para usuários deste tipo de veículos, o Scorpion ATR vai além da aparência agressiva. Com alto rendimento quilométrico e resistência o novo modelo oferece liberdade de escolha da aplicação por reunir capacidades multiuso na cidade e no campo.

 

LINHA SCORPION

Referência de inovação há 20 anos, a linha Scorpion é a primeira especializada no segmento de picapes e utilitários esportivos. É reconhecida pela oferta da gama mais completa de produtos para o mercado de equipamento original e reposição, nas categorias High Performance, On e Off-Road.  Além do modelo ATR, a linha Scorpion é composta dos modelos:

 

·      Scorpion Zero: Desenvolvido para oferecer alta performance em percursos on-road, agrega um visual mais agressivo e moderno ao veículo em função da mudança do aro original para um aro maior (até 30”, como a versão apresentada no New York International Auto Show, nos Estados Unidos). Indicado para o público que busca diferenciação do veículo com a troca do conjunto roda/pneu original de fábrica.

·      Scorpion STR: é o pneu recomendado para equipar veículos utilizados em  asfalto. Proporciona máximo conforto, baixo nível de ruído e excelente rendimento quilométrico.

·      Scorpion S/T: é indicado para veículo que trafega predominantemente no asfalto. Proporciona excelente dirigibilidade em pisos secos, molhados e em estradas de terra.

·      Scorpion MUD: é ideal para veículo utilizado em esporte off-road porque proporciona excelente tração e controle nos terrenos mais difíceis, além de ótima resistência a impactos.

·      Scorpion Rally: é um pneu bastante agressivo e versátil, recomendado exclusivamente para atividades esportivas (competições). Os sulcos e blocos laterais proporcionam excelente desempenho em altas velocidades e curvas em diferentes tipos de piso e a estrutura reforçada garante maior resistência às perfurações.

 

GAMA DE MEDIDAS SCORPION ATR

Utilitários Esportivos, Picapes e Automóveis estilo off-road

O portfólio do Scorpion ATR é composto por uma grande variedade de medidas para atender diversos perfis de pilotagem e aplicação. Os modelos terão lançamento gradual no mercado. No total, a linha SCORPION ATR reúne 38 itens para as categorias SUV, picape e passeio, com medidas para aros 14” a 24”; códigos de velocidade R (170 km/h), S (180 km/h), T (190 km/h) e H (210 km/h) e opções de perfis mais altos a rebaixados (séries 85 até 45).

  

SOBRE A PIRELLI PNEUS
Com mais de 130 anos de tradição, a Pirelli é uma multinacional italiana consagrada na indústria de pneus, presente com 24 unidades industriais em 10 países e atividades comerciais em mais de 120 países nos 5 continentes.  Na América Latina possui sete unidades produtivas, sendo cinco no Brasil (Gravataí, Campinas, Santo André, Sumaré e Feira de Santana), uma na Argentina (Merlo) e uma na Venezuela (Guacara). Com 3 Centros de Pesquisa localizados na Itália, Alemanha e Brasil, a Pirelli desenvolve e aplica as mais avançadas tecnologias na produção de pneus para uma gama completa de aplicações: Caminhões e Ônibus, Automóveis, Camionetas, Tratores, Motocicletas e Bicicletas. Além dos pneus câmaras de ar, protetores e cordas metálicas para os pneus radiais. Em 2005, a Pirelli Pneus acumulou receita de 3,633 bilhões de euros (+11,7%), lucro operacional de 329 milhões de euros (+19,6%) e lucro líquido de 198 milhões de euros (+18,6%). Líder em inovação, a Pirelli está no país desde 1929, quando adquiriu sua primeira unidade no município de Santo André, em São Paulo. Os produtos fabricados no Brasil são exportados para mais de 130 países, incluindo Canadá, Austrália, Japão e Estados Unidos. Hoje, aproximadamente 6.000 pessoas trabalham na Pirelli Pneus brasileira, quase um quarto do total de funcionários da empresa no mundo. Com forte atuação no segmento esportivo a Pirelli está presente em competições de moto e automobilísticas, colaborando para a evolução do desempenho de pilotos e na conquista de prêmios e resultados. Por meio de conjunto de ações, a Pirelli interage com as comunidades e público dos locais onde atua, com programas de responsabilidade social e atividades voltadas para preservação do meio ambiente, para o desenvolvimento da cultura e capacitação profissional.