Pirelli testa novos pneus para o Campeonato da Stock Car V8 em 2007

Empresa está desenvolvendo pneus nacionais para a categoria

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u São Paulo – A Pirelli está na fase de testes dos novos pneus para os carros da Stock Car V8. A nacionalização de pneus, que já é comum em veículos da categoria Light da Stock Car, avança agora para os carros da V8. Os pneus de chuva continuarão sendo os importados.

A idéia é substituir os atuais PZERO Slick composto D3 285/645VR18, hoje importados da Itália, por pneus nacionais, fabricados pela Pirelli em Campinas, no interior de São Paulo.  Atualmente, os testes estão em curso com a equipe Amir Nars e são realizados no Autódromo de Brasília, com os pilotos Hoover Orsi e Daniel Serra.

 

Os dois primeiros testes aconteceram ainda no final de 2006. Um no Rio de Janeiro, em novembro, com as equipes A. Mattheis (Giuliano Losacco) e Hot Car (Popó Bueno). E outro em São Paulo, no mês de dezembro, com as equipes RC3 Bassani (Christian Fittipaldi), Power Tech (Diogo Pachenki) e Action Power (Luciano Burti).

E aguarde! Para muito em breve deverá ser marcada uma quarta fase de testes, com data ainda não definida, mas que pode ter como cenário o circuito de Tarumã, com a experiência da equipe Boettger.


A metodologia dos testes consiste em realizar um máximo de seis voltas pelo circuito, sempre com o mesmo set up do carro, com cada uma das várias versões de pneus disponibilizadas, que variam nas suas configurações em termos de estrutura e compostos de banda de rodagem. Uma vez definida a melhor versão, passa-se para a realização de um simulado de corrida, a fim de avaliar o desgaste e a manutenção das condições de dirigibilidade no tempo.


“Já identificamos uma versão de pneu, após todos estes testes, que vem se demonstrando promissora. Trabalhamos agora no ajuste fino desta especificação e procuramos avaliar as condições mais difíceis que podem acontecer. E pela nossa experiência, os maiores desafios ocorrem em Brasília e Tarumã, duas pistas que exigem muito do pneu, tanto em desgaste como geração de calor e aumento de temperatura”, explica Renato Lopes, engenheiro de desenvolvimento dos pneus de competição da Pirelli.

 

“O objetivo é chegar a uma especificação que apresente o melhor resultado possível, ou seja, tanto no tempo obtido a cada volta na pista quanto na durabilidade e performance”, complementa Lopes.


Já Fábio Lopes, gerente de Produto e Competições da Pirelli Pneus, ressalta: “São inúmeras as vantagens de se utilizar os pneus nacionais. Ganhamos, principalmente, muita agilidade no que se refere à logística. Além disso, pode-se observar uma redução significativa dos investimentos nas equipes, já que, com a produção nacional, os custos operacionais tornam-se muito mais competitivos”. E acrescenta: “a nacionalização nos permite muito mais flexibilidade para desenvolver, em parceria com os pilotos e os chefes de cada uma das equipes, um produto cada vez mais adequado para atender às necessidades da categoria”.


A previsão é que, uma vez definida a especificação final, seja realizado um treino coletivo, antes do início da Copa Nextel Stock Car. O objetivo é adaptar o set up do carro ao novo pneu, permitindo, assim, que equipes e pilotos tenham tempo suficiente para se acostumar com as vantagens do novo produto. A idéia é que a categoria Light também venha a utilizar este mesmo produto.


A Copa Nextel Stock Car tem realização e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).