Mal o consulado geral da Itália em Curitiba abandonou o sistema de agendamento progressivo e implantou o sistema eletrônico ‘prenot@mi’, e já surgiu também um super-serviço de agendamento baseado em “infraestrutura de TI de última geração” capaz de obter em tempo recorde a marcação de data para requisição de passaportes e entrega de documentos para o requerimento de cidadania italiana por direito de sangue.
“Estipulamos um prazo máximo de 60 dias, mas em média realizamos seu agendamento em até 15 dias”, promete a agência Xis (nome fictício) em anúncio veiculado pelas redes sociais e em seu site na internet.
O serviço voltado para os consulados de Curitiba e Rio de Janeiro, que englobam os Estados do Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Espírito Santo, ao que consta, é tão eficiente que dezenas de empresas de cidadania tradicionalmente estabelecidas estão repassando seus clientes para a agência Xis, segundo informa fonte de Insieme. Recentemente, o cônsul em Curitiba, Salvatore Di Venezia concedeu entrevista explicando o novo serviço do ‘prenot@mi’, também detalhado pelo conselheiro do Comites, Walter Petruzziello.
Somente diante do consulado de Curitiba, a fila progressiva da “fila da cidadania” conta com quase 60 mil inscritos, que podem se valer também do sistema ‘prenot@mi’ enquanto aguardam o chamamento consular para o agendamento.
Em seu próprio site, a agência diz que mais de 40 empresas já passaram a usar seus serviços de agendamento. “Como é possível competir com esses moleques que desenvolvem sistemas?”, pergunta a fonte de Insieme, aduzindo que “o robô do hacker é, sempre mais rápido” que qualquer ser humano.
Para agendar um passaporte, o preço cobrado é de R$ 800,00; para a cidadania de um núcleo familiar, o valor solicitado é de R$ 3.000,00, com a promessa de fornecimento de nota fiscal e cobrança apenas após realizado o agendamento. “Oferecemos descontos para pagamento à vista, além de descontos especiais para grupos familiares”, anuncia a agência.
O cliente pode pagar com cartão, PagSeguro, MercadoPago, boleto ou Pix. O interessado deve apenas repassar à agência Xis seus dados – naturalmente, e-mail, senha de sua inscrição no ‘prenot@mi’, e demais documentos solicitados pelo consulado em cada caso.
Fonte de Insieme descreve a agência Xis como “uma empresa que produziu um sistema para captar vagas de agendamentos”. Tal sistema iria bem além da simples camuflagem do IP de um computador – coisa possível com o uso de simples programas gratuitos disponíveis na internet -, e contaria com “poderosos robôs” que ficam monitorando as vagas oferecidas. Teria sua base operacional instalada no Brasil e na Itália. Seria assim, como dizer, o aprimoramento de serviços já conhecidos como o ‘prenota online’, “acompanhando a evolução imprimida pelo Ministério, em Roma”.
A agência Xis não seria a única, mas a melhor a vender serviços desse tipo, graças ao engenho de uma pessoa – um “hacker de pouca idade que nada entende de cidadania italiana ou de italianos, mas entende de computador e de ganhar dinheiro”. Por isso ela oferece, entre outras coisas:
• “Agilidade – Possuímos uma infraestrutura de TI (Tecnologia da Informação – NR) de última geração para garantir sua vaga o mais rápido possível;
• Dedicação – Nossa equipe assume o compromisso de tentar efetuar o seu agendamento diariamente. Praticidade – Você só precisa preencher um formulário básico e nossa equipe cuidará de tudo.
• Transparência – Você só efetua o pagamento após garantirmos sua vaga no consulado. Atuamos com transparência e honestidade”.
Equanto a agência Xis “trabalha com suporte rápido via e-mail durante o horário comercial, atendendo o cliente sempre que precisar”, a maioria das outras – diz o mesmo anúncio – “possui um longo tempo de espera”‘. Ela se gaba de ter “uma infraestrutura de primeira geração” e, por isso, “garantimos seu agendamento com muita rapidez”, enquanto as outras pedem “em média 3 meses de tentativas para conseguir seu agendamento”.