u BENTO GONÇALVES-RS – Tiveram início, em fins de março, os trabalhos de preparação do III Concurso Internacional de Vinhos do Brasil, que acontece de 7 a 10 de novembro, em Bento Gonçalves. Um dos principais objetivos para esta edição é superar os números do certame anterior, realizado em 2004, com a avaliação de 401 amostras, de 13 países, segundo a Associação Brasileira de Enologia (ABE), promotora.
As amostras inscritas serão degustadas ‘às cegas’, por um painel formado por especialistas do mundo inteiro, conforme os ditames da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e da União Internacional de Enólogos (UIOE).
Adesão à OIV no Senado
A Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal aprovou o Projeto de Decreto Legislativo que viabiliza a adesão do Brasil ao principal organismo técnico-científico da vitivinicultura mundial, a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). A proposta, relatada pelo senador Sérgio Zambiasi, vai agora à apreciação em plenário. Se aprovada, segue para sanção presidencial, com o que o Brasil passa a estar inserido oficialmente na OIV, o que significa que, na prática, o país passará a ter maior comprometimento com normas internacionais de qualidade, vindo, assim, a ter maiores possibilidades de conquista do mercado externo. Para defender o projeto, Zambiasi destacou que o setor vitivinícola nacional tem optado por uma “estratégia agressiva de promoção de seus produtos no mercado exterior”, assinalando o grande número (mais de 1,2 mil) de medalhas conquistadas pelo vinho brasileiro em concursos internacionais. O senador também mencionou os esforços empreendidos através do projeto de exportação Wines from Brazil
Os Melhores Vinhos de Flores da Cunha -RS
Aconteceu a primeira reunião com vistas à organização e elaboração do regulamento da 5ª edição do concurso Os Melhores Vinhos de Flores da Cunha – RS, maior produtor de vinhos do Brasil. Estiveram presentes representantes das vinícolas, enólogos, a Associação Brasileira de Enologia (ABE), Associação Gaúcha dos Vinicultores (AGAVI) e comissão organizadora.
Neste ano, a novidade fica por conta da avaliação de espumantes. Além disso, serão premiados os vinhos que alcançarem as maiores notas com o troféu Baco de Flores.
A coleta das amostras inicia na 2ª quinzena de maio e no dia 04 de junho, Dia Estadual do Vinho, acontece o lançamento oficial da 5ª edição do concurso e o lacre do envelope com a codificação das amostras concorrentes. A avaliação será realizada na Escola de Gastronomia nos dias 05, 07 e 08 de junho.
Vinhos de Pinto Bandeira
Seguindo o exemplo do Vale dos Vinhedos, ocorreu na última quinta-feira (11) de manhã o lançamento do Projeto da Indicação Geográfica Pinto Bandeira, região localizada no município de Bento Gonçalves, integrante da Serra Gaúcha, principal região produtora de vinhos do Brasil. É uma das ações do convênio de cooperação técnica, coordenado pela Embrapa Uva e Vinho, que visa à consolidação do desenvolvimento regional com base na produção de vinhos de qualidade de origem controlada. No evento, além da apresentação do projeto será lançada a Circular Técnica intitulada “Vinhos de Pinto Bandeira: características de identidade regional para uma Indicação Geográfica”, contendo dados históricos, características da região e dos vinhos produzidos.
Indicações de Procedência
O que une produtos tão peculiares como o queijo da Serra da Canastra, a cachaça de Salinas, o café do Cerrado, a carne do Pampa Gaúcho e as flores de Santa Catarina? Além da qualidade, é claro, o fato de que todos têm potencial para obter selos de indicação de procedência e denominação de origem, um diferencial competitivo, já que são a garantia de produtos com alto valor agregado, feitos a partir de padrões de qualidade baseados nas características geográficas, climáticas e culturais de cada região. As indicações de procedência e de origem são diferenciais competitivos para diversos produtos do Velho Continente. O caso mundialmente mais conhecido é dos vinhos franceses. No Brasil, o primeiro exemplo foi o do vinho do Vale dos Vinhedos, no RS, que conquistou o selo de indicação de procedência emitido pelo INPI. Com apoio do Sebrae, produtos como a cachaça de Salinas, as flores de Santa Catarina e a carne do Pampa Gaúcho já caminham para a certificação de origem. O produto que está em processo mais adiantado é a carne gaúcha. Em julho de 2005, foi entregue ao INPI o projeto de certificação do produto pela indicação de procedência ‘Carne do Pampa Gaúcho’. Ele está am análise e, se aprovado, vai agregar ainda mais valor à carne do Pampa Gaúcho, que já é exportada para vários países.
Museu do Vinho em Bento Gonçalves
Governo Federal vai criar o Museu Brasileiro do Vinho em Bento Gonçalves com o apoio da Lei Rouanet de incentivo à cultura, informou ao deputado Estilac Xavier o diretor do Departamento de Museus do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), José do Nascimento Júnior. Ainda este ano será realizado um concurso nacional para a escolha do seu projeto arquitetônico
XIV Avaliação Nacional de Vinhos – Edição simultânea em Bento e São Paulo
A XIV Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2006 está de cara nova. O maior evento do gênero no mundo passa a ser realizado em dois locais. O evento reunirá cerca de 700 pessoas no dia 23 de setembro de 2006, no Salão de Convenções do Parque de Eventos de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Pela primeira vez em sua história, a Avaliação será transmitida através de vídeo-conferência simultaneamente para um público estimado em 200 pessoas no Hotel Transamérica São Paulo. No total, serão cerca de 900 participantes degustando os vinhos mais representativos da Safra 2006.
A previsão é que sejam inscritas mais de 350 amostras de vinhos de vinícolas de todas as regiões produtoras do Brasil.