Presidentes dos círculos trentinos do Paraná e Santa Catarina marcam reunião em Curitiba

u CURITIBA – PR – Todos os presidentes de círculos trentinos do Paraná e Santa Catarina foram convocados para uma reunião que será realizada dia 4 de junho em Curitiba. Na agenda, uma “afinação geral da viola”, conforme define o presidente do Círculo de Curitiba, Ivanor Minatti, traduzindo a necessidade de unificação das ações para o período do segundo semestre do ano. A preocupação principal é o que fazer com o iminente (14 de dezembro próximo) término do prazo para a declaração de opção de cidadania italiana.

O encontro deverá acontecer na sede do Comitato Dante Alighieri e a coincidência de data poderá levar as lideranças trentinas a um contato pessoal com o ministro dos Italianos no Mundo, Mirko Tremaglia, que dia 3 estará em Curitiba. Minatti, que é também assessor da Federação dos Círculos Trentinos no Brasil, não descarta a possibilidade de entrega de um documednto a Tremaglia. “Nós estamos em campanha pela prorrogação da lei que deu direito aos descendentes de imigrantes trentinos ao reconhecimento da cidadania italiana e o ministro pode nos ajudar” assegura Minatti.

PATROCINANDO A SUA LEITURA

Outro tema que deverá ser tratado durante a reunião de Curitiba diz respeito ao programa já definido para o dia 16 de julho em Blumenau-SC, quando deverá acontecer a maior manifestação da comunidade trentina de todos os tempos: a aposta é que mais de duas mil pessoas compareçam nos pavilhões da Proeb para a assinatura do termo de opção de cidadania, que abre caminho para a obtenção do reconhecimento da cidadania italiana aos descendentes de imigrantes provenientes dos territórios pertencentes ao antigo império Áustro- Húngaro.

É em Santa Catarina, no Vale do Itajaí, que se encontra a maior comunidade trentina fora da Itália.