CURITIBA – PR – Decidida em Buenos Aires, durante a Conferência de Área da América do Sul do CGIE – Conselho Geral dos Italianos no Exterior, a mobilização dos Comites e CGIE contra os cortes orçamentários do governo italiano nos programas para os italianos no Exterior, tem sua primeira manifestação unitária nesta quarta-feira (21.07.2010) em todo o Brasil. Em horário mais ou menos o mesmo – 11 horas – , todos os presidentes de Comites – Comitês dos Italianos no Exterior entregarão aos Cônsules Gerais da Itália no Brasil a cópia do documento aprovado na assembléia de área do CGIE – Conselho Geral dos Italianos no Exterior, realizada recentemente em Buenos Aires,  na Argentina.
A decisão da entrega foi anunciada à última hora, na data de hoje (20.07.2010), sem que o ato tenha sido comunicado pelo menos a todos os conselheiros dos Comites que operam no Brasil, embora o comunicado expedido pelo CGIE afirme que “foram convocados para a manifestação também todos os conselheiros dos Comites do Brasil”.
A nota distribuída pelo CGIE afirma que considera-se urgente restabelecer políticas em relação às comunidades dos italianos no exterior que tenham em conta a necessidade de manter “os atuais três graus de representação”, ou seja, os Comites, o CGIE e os parlamentares”. O CGIE luta, assim, contra o seu próprio possível desaparecimento, já que uma das correntes que operam no Parlamento Italiano defende sua extinção, no bojo das propostas de reforma da legislação pertinente. O adiamento das eleições para os Comites, que deveria ter ocorrido ainda no ano passado, faz parte – segundo temem os próprios conselheiros do CGIE, que são indicados ou eleitos indiretamente – da estratégia do Governo pela extinção do órgão, que perdeu muito de suas prerrogativas desde que foi estabelecido o voto por correspondência para os italianos no Exterior.
A crítica situação econômica da Itália perante a Comunidade Européia obrigou o governo italiano a realizar cortes orçamentários, encolhendo drasticamente a despesa pública. Tais cortes atingiram também os programas dirigidos aos italianos no exterior, incluindo os custos previstos às eleições para a renovação dos Comites e do CGIE. Embora beneficiados pelo adiamento com a consequente prorrogação dos mandatos, os atuais conselheiros do CGIE, percebendo a manobra camuflada na proposta de revisão da legislação, insurgiram-se contra o adiamento. O comunicado do ato de hoje não faz menção, mas no documento a ser entregue aos titulares dos Consulados Gerais que operam no Brasil há referências também aos cortes orçamentários para os programas de difusão da língua e da Cultura Italiana, aos cortes nos programas de assistência social, à precária situação dos próprios Consulados e, inclusive, para a imprensa italiana, que teve diminuída em 50% a verba que lhes é destinada.

PATROCINANDO SUA LEITURA

COMUNICATO C.G.I.E E COMITES BRASILE
 
 
Rispondendo al monito lanciato dai Consiglieri C.G.I.E e Comites dell’America Latina, nel corso dell’ultima riunione Continentale del C.G.I.E. realizzata lo scorso 19 giugno a Buenos Aires, di rimanere in mobilitazione permanente e promuovere azioni utili a sensibilizzare il Governo, il Parlamento e la Comunità affinché sia abbandonato questo sistematico attacco ai diritti degli italiani all’estero, i Consiglieri C.G.I.E e Presidenti Comites del Brasile hanno deciso di consegnare contemporaneamente a tutti i Consolati del Brasile i documenti elaborati nel corso delle riunioni per invio alle competenti autorità e questo accaderá in Brasile il prossimo mercoledi 21/7.
Sono stati convocati per la manifestazione anche tutti i Consiglieri dei Comites Brasile.
Si ritiene inoltre urgente ristabilire solide e lungimiranti politiche nei confronti delle comunità degli italiani all’estero che tengano in conto l’esigenza di mantenere distinti gli attuali tre gradi di rappresentanza: COMITES, CGIE, Parlamentari.