CURITIBA – PR – Será sepultado hoje (24.12.2012), no Cemitério Primavera, em Rio do Sul-SC, onde residia, o correspondente consular da Itália para o Alto Vale do Itajaí, Walter Dorico Depiné. O empresário faleceu ontem, aos sessenta anos de idade, em consequência de complicações cardíacas. Ele tinha se submetido a uma intervenção cirúrgica há anos e vinha se recuperando bem até o surgimento de problemas que o levaram à UTI no curso das últimas semanas.
Depiné era ativa liderança da comunidade italiana, especialmente da trentina, em Rio do Sul. Uma de suas últimas aparições nesse meio foi durante o “Primo Incontro dell’Imprenditoria Italiana in Santa Catarina”, promovido pelo Centro Ítalo-Brasileiro de SC em parceria com a “Famiglia Trentina di Florianópolis”, realizado em 27 de outubro na sede da Junta Comercial de Santa Catarina.
A notícia do falecimento de Depiné foi difundida por inúmeros amigos seus na tarde e início da noite de ontem. O agente consular em Blumenau, José Campestrini, lamentou o desaparecimento prematuro do “parceiro e líder comunidade italo-trentina de Ri do Sul e Região”, definindo-a como uma “grande e sentida perda”.
Walter Dorico Depiné (terceiro da direita para a esquerda), com amigos trentinos no encerramento do encontro de Florianópolis, em 27 de outubro. (Foto de Desiderio Peron / Arquivo da Revista Insieme)