O programa é uma iniciativa do Inmetro, em parceria com o Conpet, Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural, do Ministério de Minas e Energia (MME), que conta com apoio da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e da Associação Brasileira de Empresas Importadoras de Veículos Automotivos (Abeiva).
A partir de abril de 2009, o consumidor poderá escolher, na hora da compra do veículo zero quilômetro, os modelos mais eficientes em consumo de combustível consultando a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) do Inmetro, afixada voluntariamente pelas montadoras nos automóveis. Caso não encontre a etiqueta nos carros, as informações sobre a eficiência energética de cada veículo poderão ser verificadas nas tabelas divulgadas pelo Inmetro anualmente.
O Conpet é implementado pela Petrobras e a secretaria executiva é exercida pela diretoria de Gás e Energia da companhia. A missão do Conpet é desenvolver ações que promovam uma cultura antidesperdício e estimular o uso racional dos combustíveis em residências, indústrias e no transporte. O Conpet já participa do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), do Inmetro, para fogões e aquecedores de água a gás.
Desde os anos 80 são realizadas ações para incentivar a conservação de energia e uma das iniciativas que contribuem para este objetivo é o Programa de Etiquetagem do Inmetro. A etiquetagem permite que o consumidor compare modelos semelhantes de equipamentos para escolher o que apresenta mais eficiência energética.