ESCOLA TEKSID DE FUNDIÇÃO E SENAI-MG DIPLOMAM JOVENS NO PRÓXIMO DIA 15 E DOIS TERÇOS DOS ESTUDANTES JÁ ESTÃO COM EMPREGO ASSEGURADO

PATROCINANDO SUA LEITURA

 

u BELO HORIZONTE – MG – A Escola Teksid, projeto de formação profissional em fundição promovido pela Teksid do Brasil em parceria com o Senai-MG, forma sua primeira turma no próximo dia 15, às 15 horas, no auditório da empresa (Rua Senador Giovanni Agnelli, 230 a 906, Betim). O presidente do Sindicato das Indústrias de Fundição de Minas Gerais (Sifumg), Afonso Gonzaga, será o paraninfo. Dos 15 participantes da iniciativa, dez já estão empregados e há outras propostas nas cidades da região em estudo.

“Este projeto interessa não só por oferecer uma formação consistente a estes jovens, mas também por ser uma contribuição valiosa para o aprimoramento técnico e profissional deste setor em crescimento”, disse Giacomo Regaldo, superintendente da Teksid do Brasil. “Desenvolver parte do aprendizado no Senai e a outra dentro da empresa é um projeto pioneiro e está sendo implantado também por outras empresas”, afirmou Alexandre Magno Leão Santos, diretor regional do Senai-MG.

A escola de fundição é destinada a jovens de 18 a 22 anos, com ensino fundamental completo. A primeira turma teve uma grande concorrência. Foram 123 inscritos para as primeiras 15 vagas. Em setembro de 2006, eles iniciaram as atividades, acompanhando uma grade curricular comum a todos com disciplinas de desenho, fundição e projeto. Em seguida, os estudantes foram organizados em grupos de formação específica, como Manutenção, Fundição e Projeto. Nesses seis meses de curso, os alunos tiveram aulas na Teksid do Brasil e nos laboratórios do Senai em Betim e Itaúna, com 15 instrutores, entre eles cinco profissionais da Teksid. As aulas ocorrem de segunda à sexta-feira, de 9h às 15h.

Essa formação altamente qualificada capacita os estudantes a ingressar no mercado de trabalho com um diferencial que é ter a prática dentro de uma empresa com destaque internacional no setor de fundição aliada ao conhecimento teórico de uma instituição de formação profissional de primeira linha.

 

Fundição em Minas – Dados do Sifumg mostram que, em 2005, as 379 fundições instaladas em Minas Gerais foram responsáveis pela produção de 1.069.374 toneladas (Teksid é a maior do Estado e responde por um quarto deste volume). O setor gera 20.535 empregos diretos e cerca de 14.000 indiretos.

Teksid – A Teksid do Brasil é a maior fundição em capacidade produtiva do Grupo Teksid, que tem sede na Itália e plantas industriais também no México, China, França, Portugal e Polônia. A empresa tem presença consolidada no mercado automotivo brasileiro como um dos principais fornecedores de peças fundidas de ferro (blocos de motores, cabeçotes, carcaças de câmbio, entre outras) para praticamente todas as montadoras de veículos e fabricantes de motores instalados no Brasil, além de exportar para Américas do Norte e Sul, Europa e Ásia.