CURITIBA – PR – Com as principais apresentações marcadas para Tubarão, Brusque e Blumenau no início de setembro, o coro “Minimo Bellunese”, da Província vêneta de Belluno-Itália, é o carro-chefe de nova visita ao Brasil do secretário para os Fluxos Migratórios e Segurança do governo vêneto, Oscar de Bona. Ele vem para entregar ajuda a famílias flageladas pelas enchentes do ano passado em Santa Catarina e para completar programa iniciado há mais de um mês, em Nova Veneza, para a reestruturação do Comvesc – Comitê das Associações Vênetas de Santa Catarina que tem assembléia marcada para o dia 6 de setembro em Tubarão, para a aprovação de alterações estatutárias e eleição de nova diretoria.
O Comitê é o órgão reconhecido pela legislação da Região do Vêneto para o estebelecimento de diálogo em todos os níveis com as comunidades vênetas no exterior. A reestruturação do Comvesc, segundo De Bona, é necessária para dar à entidade maior dinamismo e abrangência em todo o território de Santa Catarina, que poderia ter obtido maiores recursos para a realização de projetos de interesse comunitário. Por proposta sua, na reforma estatutária serão introduzidas pelo menos três vice-presidências e a função de Presidente Honorário. Em vez de alimentar dissidências, a proposta objetiva a somar esforços de todas as associações interessadas em participar do processo.
O grupo “Minimo Bellunese” que acompanha De Bona é um dos 293 coros filiados à Associação dos Coros da Região do Vêneto que, nas apresentações natalinas do ano passado, arrecadou fundos para os flagelados das inundações que atingiram o Vale do Itajaí. Os recursos arrecadados – em torno de 20 mil euros – serão entregues formalmente pela Região do Vêneto durante uma dessas apresentações. Depois de Tubarão, no dia 6, o coro se apresenta em Brusque, no dia 7; no dia 8 em Gaspar e, em Blumenau, no dia 9. Segundo Álvaro Bortolotto Preis, do Círculo Ítalo-Brasileiro de Santa Catarina e um dos organizadores do programa de De Bona, os recursos serão distribuídos diretamente a famílias após a entrega simbólica de um cheque ao secretário de Turismo de SC, Gilmar Knaesel. O critério de ajuda às famílias flageladas está fundamentado em laudos e dados da Defesa Civil de Santa Catarina.
Esta é a segunda ajuda vinda da Itália aos flagelados das últimas cheias em SC. Recentemente, representantes da Associazione Trentini nel Mondo também entregaram um cheque de cerca de 33 mil euros em Gaspar, para a instalação de um serviço especial de atendimento a menores pertencentes a famílias atingidas pelos aluviões. Também esta ajuda foi consequência de iniciativa popular italiana.
As apresentações do coro estão previstas para a Igreja São José Operário, em Tubarão; nas dependências na Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Brusque, e na sede do Lira – Círculo Italiano de Blumenau, sempre com entrada franca.