FLORIANOPOLIS – SC – O presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Jorginho Mello (PSDB), recebeu na manhã do dia 15.07.2009, em seu gabinete, uma comitiva liderada pelo secretário de Fluxos Imigratórios da Região de Vêneto- Itália, Oscar De Bona. A comitiva já percorreu 14 prefeituras do Oeste do estado que fazem parte da Rota italiana.
Oscar de Bona confirmou para o mês de setembro, em Florianópolis, por iniciativa do presidente Jorginho Mello, a vinda de técnicos italianos que trabalham na área de segurança pública para um seminário sobre prevenção de catástrofes, entre elas, enchentes. De Bona falou sobre a experiência de Vêneto nessa área, onde 80% dos trabalhadores da Defesa Civil são voluntários e o trabalho, eficiente.
Ainda durante a vinda a Santa Catarina, em setembro, essa mesma comitiva fará a doação de 20 mil euros arrecadados entre a população de Vêneto e que serão entregues a descendentes de italianos moradores de Blumenau atingidos pela catástrofe climática de 2008. “Nossa ligação com Santa Catarina vem desde 1993 e de lá para cá, periodicamente, viemos aqui para aprimorar nossos contatos”, declarou De Bona.
Sobre o seminário, Jorginho Mello disse que será uma grande oportunidade para troca de experiências entre Santa Catarina e Vêneto na área de prevenção a catástrofes. “A Defesa Civil catarinense tem demonstrado competência no atendimento a catástrofes, como no caso das enchentes. Os técnicos de Vêneto são muito zelosos nesse trabalho, que é muito eficiente, e têm larga experiência em casos de deslizamentos e incêndios”, concluiu.