Restos do corpo de Rino Zandonai, diretor da Trentini nel Mondo, serão transportados à Itália para sepultamento em Villalagarina

CURITIBA – PR – Seguem para a Itália nesta quarta-feira (29.07.2009) ou, no máximo, quinta, num vôo da Air France, os restos mortais de Rino Zandonai, uma das 228 pessoas que desapareceram em alto mar a bordo do vôo AF 447 da Air France na noite de 31 de maio para primeiro de junho último. Dos 51 corpos resgatados do mar, os restos do corpo do ex-diretor da Associazione Trentini nel Mondo foram identificados através de exames de DNA. O féretro irá a Veneza e, em seguida, será transportado até a Província Autônoma do Trento. As exéquias serão realizadas no cemiterio de Pedersano, em Villalagarina, município próximo de Trento, segundo informa o presidente do Círculo Trentino de Curitiba, Ivanor Minatti, que, por delegação da família de Zandonai, providenciou no Brasil os atos necessários à última viagem do ex-diretor.

PATROCINANDO SUA LEITURA

O corpo de outro italiano que viajava no fatídico vôo também foi identificado: trata-se do veneziano Enzo Canaletti, casado com a brasileira Ângela Cristina de Oliveira Silva.

Segundo Minatti, a família de Rino foi comunicada pela companhia Air France, através do Ministério das Relações Exteriores,  assim que certificadas as coincidências através do exame de DNA. Em seguida, os familiares de Rino forneceram todos os documentos necessários aos procedimentos para o transporte, realizados, num primeiro tempo, pelo Consulado Geral da Itália do Recife, em conjunto com o presidente do Círculo Trentino de Curitiba que, logo após a tragédia sobre o Atlântico, esteve pessoalmente na Itália.

O acidente ocorreu quando Rino voltava à Itália, juntamente com o prefeito Luigi Zortea e o deputado Giovanni Lenzi, depois de uma viagem a vários lugares do Brasil, com destaque a Piraquara (na Grande Curitiba-PR), onde foi iniciado um tratado de “gemellaggio” com os municípios de Valle Del Primiero e Gaspar, em Santa Catarina, onde entregaram um cheque no valor de cerca de 22 mil euros para um centro de recuperação infantil, destinado a crianças de famílias vítimas das enchentes do ano passado.