u CURITIBA – PR – Os problemas com as filas de pessoas interessadas no reconhecimento da cidadania italiana iure sanguinis diante do consulado geral da Itália em Curitiba não têm fim. Antes eletrônicas, gora elas são físicas. E há quem passe três ou quatro dias guardando uma vaga na esperança de obter uma das dez senhas distribuídas diariamente aos requerentes.

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O assunto preocupa diretamente não apenas os interessados e seus familiares, mas também toda a comunidade ítalo-brasileira de uma das jurisdições consulares italianas de todo o mundo com os maiores tempos de espera prevista para o atendimento. O presidente do Comites local, Gianluca Cantoni, admite que o problema é insustentável e informa que está em busca de uma solução.

No final de semana que passou (19-21.01.2007) a fila na entrada do Edifício CCI, em  cujo 21º andar se situa o Consulado, começou na sexta-feira para atendimento na segunda. Isto significa que os interessados permaneceram na fila pelo menos 32 horas para garantir a senha na segunda-feira, dia 22, às 9 horas, quando o consulado abre para atendimento ao público. Chuva, frio e outros inconvenientes da espera (não há banheiros públicos nas proximidades) não esmorecem as esperanças dos que buscam a “legalização” de documentos com os quais pretendem se apresentar a um posto de trabalho na Itália. Quem não conseguiu atendimento na segunda, continuava na fila para a terça-feira e assim sucessivamente. Em função das longas esperas, registra-se inclusive o surgimento de comercialização das vagas (pessoas que, mediante pagamento, asseguram a vaga para os interessados diretos)

O consulado de Curitiba foi um dos primeiros a implantar o serviço de senha e formação de fila eletrônica de interessados no reconhecimento da cidadania italiana. Era simples e não submetia ninguém à vexatória situação de assegurar vaga nas filas diante do consulado. A relação de requerentes era, inclusive, publicada na Internet, com o número de ordem, data e dados sumários dos candidatos. O sistema informava, também, qual o número do processo em atendimento, dando uma perspectiva de prazo para os interessados. Com o aumento da demanda de processos iniciados a partir da Itália, a entrada nessa fila foi bloqueada há pelo menos dois anos e, agora, com a reforma dos sites dos consulados, a lista de espera desapareceu. Essa situação se repetiu também em outros consulados que operam no Brasil. Segundo Cantoni, isso se deveu por ordem expressa do Ministério do Exterior.