CURITIBA – PR – Uma reunião “alargada” do chamado ‘Sistema Italia in Brasile’ está sendo convocada para ter lugar na Embaixada da Itália, em Brasília, no próximo dia 23 de setembro. A convocação é do embaixador Gherardo La Francesca, envolvendo os Consulados que operam no Brasil, o presidentes de Comites – Comitati degli Italiani all’Estero, conselheiros do Brasil no CGIE – Consiglio Generale degli Italiani all’Estero e uma série de órgãos e entidades que se ocupam da promoção da língua e da cultura italiana no Brasil. Parte do encontro tem em vista a Plenária do CGIE convocada para Roma, entre 10 e 14 de outubro próximo, mas o tema predominante deverá ser o Momento Itália-Brasil, cuja programação já está sendo iniciada com eventos preparatórios e cuja abertura oficial ocorrerá dia 15 de outubro próximo, estendendo-se até junho do próximo ano.
Entre os temas a serem tratados na reunião da coordenação consular, conforme a agenda a que Insieme teve acesso, estão, entre outros, uma análise dos resultados do referendo de junho, eleições para renovação dos conselhos dos Comites e do CGIE, serviços consulares (cidadania e legalização de documentos), aposentadorias, e Momento Itália-Brasil, com destaque para micro-financiamentos para cursos de língua italiana.
O encontro entre a Embaixada, Cônsules, Conselheiros do CGIE e Comites terá início às 10 horas; às 11 horas está prevista a abertura do módulo econômico-comercial, que se desenvolverá paralelamente, seguindo-se almoço de trabalho para, às 14h30min, ter início a sessão plenária ‘ampliada’ do Sistema Itália, que se prolongará até as 16 horas.
Segundo a pauta pré-estabelecida, no módulo econômico-comercial serão tratados temas ligados ao mapeamento das empresas italianas presentes no Brasil, assim como das oportunidades setoriais de maior interesse nos Estados com melhores possibilidades de crescimento. Um “projeto-piloto PMI” para Pernambuco relativamente ao setor automotivo com réplica para outros setores (náutica, design, móveis e decoração, mármores e granitos, telecomunicações etc) também está na pauta, assim como o projeto GEI de extensão do Sistema Simples nacional para pequenas e médias empresas. O início da segunda fase do projeto “Embaixada Verde” também está na pauta, assim como o guia para importações e exportações e questões correlatas em discussão com o Ministério da Agricultura do Brasil e a União Européia.
Na convocação geral o embaixador La Francesca explica que, de acordo com a experiência bem sucedida em ocasiões anteriores, “achou-se oportuno convocar na mesma oportunidade, por uma questão de simplificação logística e para otimizar esforços, a quinta reunião do Sistema Itália, reunião “ampliada” do sistema como sequência operacional da diretriz do Presidente do Conselho (de Ministros) de 1º de Agosto de 2008 e sucessivas indicações ministeriais – com o envolvimento do sistema público (…), do setor das Câmaras e de empresas e das organizações que operam no setor da promoção da língua e da cultura italiana, como as Sociedades Dante Alighieri, além dos representantes das Ongs italianas que atuam no Brasil.”
Todos os integrantes do ‘Sistema Italia’ deverão receber circular específica acerca da reunião, segundo informa o embaixador La Francesca, ao solicitar a confirmação antecipada da participação. Os órgãos da “Stampa Italiana” no Brasil não foram convidados para a importante reunião.
MOMENTO ITALIA-BRASIL: Com 474 eventos em 18 Estados brasileiros já confirmados, o Momento Itália-Brasil, cuja realização chegou a ser ameaçada em decorrência dos incidentes diplomáticos causados pelo ‘Caso Battisti’ (o ex-terrorista italiano a quem o Brasil negou extradição) terá início oficial dia 15 de outubro, no Rio de Janeiro, com o espetáculo “História e histórias da Lapa”, a cargo da empresa Studio Festi – a mesma que fez “Mia Cara Curitiba”. Antes, entretanto, diversos eventos considerados preparatórios vão acontecer: dia 5, em Vitória-ES, a mostra “Immagini di una vita”, de Amadeo Modigliani, no Palácio Anchieta, onde fica até o início de dezembro; dias 5 e 6, em Roma, a V Edição da ‘Conferenza Italia-America Latina’ tendo o Brasil como hóspede de honra; de 5 a 11, também em Roma, a missão na Itália de cerca de 150 representantes de empresas brasileiras para encontros institucionais com empresas italianas; de 6 a 18, no Rio de Janeiro, tendo a Itália como hóspede de honra, o Festival Internacional do Rio, que dedica o dia 13 à Noite de Gala Italiana; e de 7 a 9, em Venda Nova do Imigrante-ES, a 33ª Festa da Polenta – a maior festa italiana do Espírito Santo, com cerca de 30 mil participantes anuais.
Espetáculos públicos envolvendo iluminação especial (Arte Luz) estão programados em diversas capitais: 22 em Belo Horizonte, 26 em Manaus, 5 de novembro em Curitiba, 19 em Salvador, 3 de dezembro em Belém e 25 de janeiro em São Paulo. A única cidade onde o espetáculo será repetido (1 a 3 de maio) será em em Foz do Iguaçu, conforme consta do documento da Embaixada que contém o programa completo (ainda provisório em 8 de julho).
O Momento Italia-Brasil envolve uma gama muito grande de temas, Vai desde a arquitetura e design, arte e culinária, cinema, enogastronomia, festas e feiras, empresas e economia, moda e música, ciência e tecnologia, esportes, teatro e dança, até eventos relacionados à presença dos italianos no Brasil – a maior comunidade de ítalo-descendentes do mundo. Segundo o programa provisório, só não estão ainda previstos eventos em Roraima, Amapá, Piauí, Tocantins, Mato Grosso, Rondônia e Acre, além de Alagoas e Sergipe.
A área de eventos que visa celebrar “os italianos no Brasil” prevê mostras como as fotográficas intituladas “L’orgoglio di essere oriundi” e “Memoria del Rito – feste e riti popolari italiani in Italia e in Brasile”; a mostra “Il viaggio: da Genova a Santos”; a mostra e seminario intitulada “Viaggi italiani in Brasile” organizada pelo Arquivo Nacional em colaboração com o Arquivo Central de Roma; o roteiro turístico “Conmnoscere l’Italia senza uscire da San Paolo”, o espetáculo “Travessias”, com orquestra ao vido; o Congresso da Associação Brasileira de Professores de Italiano e o ciclo de conferências, mostra e espetáculo teatral denominada “L’Imperatrice Cristina di Borbone”.