Desejando um profícuo trabalho a quem fica, o empresário Emir José Parisotto renunciou à presidência do Comites – Comitato degli Italiani all’Estero do Rio Grande do Sul. A renúncia aconteceu na noite de ontem, durante assembléia geral da entidade, e após a aprovação das contas do período anterior. Em seu lugar deve assumir Cristina Mioranza, tendo como vice Ney Fernando da Silva Biffignandi, e na secretaria Rosaria Anele.

Na tesouraria deve assumir a advogada Stephania Puton, que até ontem respondia pela vice-presidência e, segundo entrevista de Parisotto (que acompanha esta matéria) teria contribuído decisivamente para a renúncia dele e de Marinez Zorzi. A reunião, segundo Parisotto, foi acompanhada pelo cônsul geral Valerio Caruso.

PATROCINANDO SUA LEITURA

Parisotto havia sido eleito presidente por unanimidade de seus pares, depois de capitanear chapa única (Italia nel Mondo) nas eleições do final de 2021, depois que a chapa “Itália per Tutti”, de oposição, foi desclassificada. Foi também Parisotto um dos articuladores da candidatura de Puton ao CGIE – ‘Consiglio Generale degli Italiani all’Estero’ 

Na entrevista, Parisotto narra alguns detalhes que o motivaram à decisão da renúncia também da função de conselheiro. Segundo ele, há algum tempo ele vinha percebendo alguns “ruídos” e desencontros. As coisas se agravaram tendo por pano de fundo questões burocráticas relacionadas à prestação de contas e emprego de recursos do próprio Comites.

A revista procurou contato com a advogada Stephania Puton, mas até o encerramento desta matéria não conseguiu falar com ela.