“Nossos ancestrais italianos: registros genealógicos e a lei da cidadania italiana” é o tema de uma das duas palestras que o genealogista Daniel Taddone fará durante o maior evento genealógico da atualidade – o RootsTech 2023, promovido por FamilySearch de 2 a 4 em Salt Lake City, Estados Unidos.

À moda de uma espécie de ‘feira do livro’, desde o início da pandemia o evento vinha sendo realizado virtualmente. Este ano será presencial e online. Taddone será o único ‘estrangeiro’ convidado e suas palestras, em inglês, não serão transmitidas ao vivo.

PATROCINANDO SUA LEITURA

Em sua parte pública, todo o programa do evento pode ser acompanhado pela internet, exceto as palestras, ou aulas. Na palestra do dia 2, Taddone “dará uma visão geral dos registros genealógicos italianos mais importantes (registros civis, militares e religiosos)” e – segundo o programa – “guiará” seus alunos “pela lei de cidadania italiana.”

A outra palestra do genealogista colaborador da Revista Insiemeserá, no sábado, sobre os “sobrenomes europeus, o que eles escondem”.

Já em Salt Lake desde a manhã desta terça-feira (28/02), Taddone concedeu entrevista exclusiva à revista Insieme, onde ele, entre outras coisas, explica como funcionam os serviços (todos gratuitos) do FamilySearch, uma organização da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Ao todo, as palestras chamadas de “aulas”, somam quase 200 nos três dias do evento.

Quem quiser acompanhar a parte pública do RootsTech 2023 pode obter mais informações no site oficial do evento , inclusive em língua portuguesa.