“A situação atual está bem complicada; enxergamos as atitudes do Consulado como uma forma de “prevaricação” pois a instituição está atendendo a população com morosidade”, afirma um cidadão integrante de um grupo de italo-brasileiros que monitoram os serviços prestados pelo Consulado Geral da Itália em Curitiba.
Falando com tranquilidade a Insieme que procurou, assim como critica, ele também elogia o que “está bom”, mas pede reserva de sua identidade “para não sofrer possíveis represálias”, já que aguarda parecer sobre seu pedido de reconhecimento da cidadania iure sanguinis. Segundo ele, a morosidade no atendimento continua a alimentar a indústria dos agendamentos. Para cidadania, o valor pode chegar a R$ 9.000,00.
“O consulado – diz ele – tem agido de forma muito lenta, tanto para deferimento quanto convocação. Antes de concordar em gravar a entrevista que acompanha esta matéria (“isto não é uma briga, não é uma disputa; apenas queremos que o consulado nos ouça e melhore os serviços que presta à comunidade”), ele escreveu o quanto segue, resumindo os principais problemas que na entrevista narra de viva voz:
“Convocação: Fila “tradicional”: A atual convocação está em 6000 requerentes. Um número que a princípio parece expressivo, mas não é. A atual convocação compreende praticamente o ano inteiro, pois ela iniciou em 19 de fevereiro de 2024 e irá até o fim do ano, em 29 de novembro de 2024. 6000 números é um quantitativo equivalente a seis meses na antiga gestão. Como se não bastasse, o consulado operou um hiato de três meses sem convocações (entre a última convocação e a atual). Uma atitude que nós nunca havíamos presenciado antes.
Vagas Prenot@mi: Observamos que as vagas Prenot@mi atuais são de apenas 2 vagas na segunda-feira e 2 na quarta-feira – totalizando 4 por semana. Um número muito baixo e que sabemos que são preenchidas por agendadores, face a dificuldade de um requerente conseguir a vaga por vias normais.
Lista de espera Prenot@mi: após o término da última lista de espera Prenot@mi, o Consulado não abriu mais nenhuma lista de espera e nem nos deu alguma satisfação ou previsão de quando se abrirá novamente.
Deferimentos: Os deferimentos estão ocorrendo de forma muito morosa, à pinga gotas. Os últimos deferimentos que temos registro, levaram 1 ano e oito meses desde o momento da entrega até a liberação Fast It. Um prazo bem acima frente a outros consulados.
Quanto ao passaporte: Temos observado a diminuição das vagas do passaporte comparado à antiga gestão. Reconheço o esforço no tocante ao PassaportoAmico, mas as vagas de passaporte disponibilizadas no Prenot@mi estão baixas e quase todas acabam por serem agendadas por despachantes.
Conheço pessoas que estão há um ano tentando agendar o passaporte e não conseguem (requerentes que não se enquadram PassaportoAmico).
Temos ainda a questão da implementação da Carta d’identità, na qual o consulado de Curitiba ainda não começou a emitir ou sequer nos deu uma previsão de quando ocorrerá.
Não responde: E além da demora, o Consulado não nos tem atendido. E-mails não são respondidos e vemos o interesse do Consulado fechado em apenas eventos culturais. Mesmo com funcionário novo, não vemos nenhum incremento na qualidade ou velocidade nos serviços prestados. O consulado em São Paulo está bem a frente do consulado em Curitiba. O mesmo acontece com Porto Alegre, onde mesmo tendo passado por enchente ainda consegue um desempenho superior ao consulado de nossa jurisdição.
Falta transparência. Falta vontade de trabalhar. Falta consideração e suporte aos cidadãos. Não nos sentimos assistidos pelo consulado em Curitiba”.