Um aviso postado hoje no site da Embaixada da Itália no Brasil informa que os serviços consulares em todo o Brasil serão retomados a partir do próximo dia 9 de novembro. O aviso, redigido somente em língua italiana, fala em uma “primeira, gradual e limitada reativação dos serviços consulares presenciais”.
A informação está repetida mais ou menos com o mesmo conteúdo nos sites de todos os consulados que operam no Brasil e se refere aos diversos serviços consulares, do Aire aos passaportes, da atualização do estado civil aos requerimentos de reconhecimento da cidadania italiana ‘iure sanguinis’. Em Curitiba, por exemplo, será reativada a convocação “por ordem crescente do número da lista de espera, com comunicação direta aos interessados do dia e horário no qual [os interessados] deverão se apresentar”; os pedidos de acesso à lista de espera “continuarão a ser recebidas através de correspondência”.
Da mesma forma ocorrerá com os passaportes: convocação “por ordem cronológica” dos que tinham realizado agendamento no sistema ‘prenota-on-line’ a partir de março, com “comunicação dirigida aos interessados sobre o dia e horário no qual deverão se apresentar”.
O atendimento, segundo explicam as notas oficiais, será realizado “na mais rigorosa aplicação de todas as medidas de combate à difusão da pandemia do Covid19”. Cada consulado, ainda segundo o mesmo documento, disciplinará a reativação dos serviços consulares nos limites em que ele próprio considere compatíveis com a “prioritária tutela da saúde dos trabalhadores e usuários”.
Aqui estão os comunicados da embaixada e de cada Consulado:
- Embaixada
- Consulado de São Paulo
- Consulado de Curitiba
- Consulado de Porto Alegre
- Consulado do Rio de Janeiro
- Consulado de Belo Horizonte
- Consulado de Recife