u SAN PAOLO – SP

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– A UNIPRO (Associação das indústrias italianas de Cosmética) que tem mais de 500 membros que operam na produção e comercialização, com um faturamento de 7.500 bilhões de euros, 35.000 empregados, a 3a do setor na Europa com um desenvolvimento médio de crescimento de 5% ao ano, trouxe varias associadas que participaram da a Cosmoprof 2005 – a maior feira da América Latina do setor.
Entrevistado no pavilhão italiano, o ministro Luiz Fernando Furlan, do Comércio Exterior, declarou que “a vinda de uma delegação italiana assim bem organizada, com uma nova dinâmica e apresentação que atrai a imprensa e o público, cria oportunidades não só de vendas para o mercado brasileiro que é o 6o maior do mundo, mas também de parcerias olhando a terceiros mercados. E é esse o tipo de iniciativa que nós, do Ministério do Desenvolvimento, estamos apoiando dentro do protocolo que assinamos com o Ministério da Produção italiano, olhando os nossos mercados onde se dá uma união de criatividade, de tecnologia, de inovação dos produtos e das empresas”.
O Brasil é um dos 9 países mais populosos do mundo, segundo dados da Unesco, está rodeado por diferentes tipos de beleza. Foi pensando neste contexto que os organizadores da Feira
 e a Cosmoprof Bologna, parceiros na organização e promoção da Cosmoprof Cosmética – Feira Internacional da Beleza, definiram o tema “Beleza Cosmopolita” para embalar a 15ª edição do segundo maior evento do setor do mundo, que aconteceu de 9 a 12 de setembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.
Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), até o ano de 2000, a população brasileira era de 169,6 milhões de pessoas. O número de brancos, negros, pardos e amarelos somavam mais de 135 milhões de habitantes das cerca de 137 milhões de pessoas do País, dos quais 572.945 declarados indígenas.
As empresas que atuam nas áreas de higiene pessoal e beleza têm investido cada vez mais no desenvolvimento de fórmulas específicas para cada tipo de cabelo e pele e aderido às técnicas de relaxamento do corpo e da mente das pessoas. Inúmeros são os tipos de produtos e muitos deles estavam em exposição na Cosmoprof Cosmética 2005.
De acordo com a Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), entidade que apóia oficialmente o evento, um dos setores que mais cresce no País é o de cosméticos, que apresentou um aumento de 5,8% acima da média da indústria geral, em 2004, e viu suas exportações registrarem crescimento de mais de 100% nos últimos cinco anos, devendo ultrapassar a marca de US$ 400 milhões até o final de 2005.
O mercado de produtos para cabelos, no qual Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking mundial, é um dos que oferecem a maior gama de diversidades. Shampoos e condicionadores para cabelos secos, oleosos, crespos, lisos, ondulados, raízes secas e pontas oleosas ou vice-versa, com ou sem volume, para cabelos de diferentes etnias; shampoos que dispensam enxágüe; tinturas que não agridem o coro cabeludo; cremes para pentear; ceras que modelam os cabelos; métodos de relaxamento capilar; e assim por diante, são alguns dos lançamentos que serão apresentados na feira.
Além da diversidade de culturas, o cotidiano frenético dessa população nas grandes metrópoles também serve de inspiração para muitas empresas investirem em produtos que remetem ao relaxamento e revigoramento das pessoas. Banheiras, óleos corporais, hidratantes, talcos, sais de banho, banhos aromáticos, loções relaxantes e spas para os pés também estarão em exposição na Cosmoprof Cosmética.
No Stand italiano estavam presentes a Equimpex, da linha de produtos dirigidos para o mercado étnico, especialmente voltado para o mercado de peles escuras. -Bottega Verde, com cosméticos à base de princípios ativos naturais. – Farmen, Especializada na fabricação de cosméticos para cabelos, com as marcas Vitality’s e Fascinelle.- Inca, especializada na fabricação de embalagens em metal e plástico para perfumaria e cosmética. – Intégrée, com 2000 centros estéticos em todo o mundo e 700 especializados com aparelhos de vanguarda. – L’Agape, com uma linha de cosméticos vegetais, óleos essenciais 100% naturais, cremes dermoprotetoras e emolientes, unguentos, óleos para massagem e shampoos. – Kaaral, com linhas dedicadas a cosmética para cabelos. – Oyster, especializada nas tinturas e cremes para cabelos. – Ozonomatic, fabricante de sistemas de hidromassagens portáteis com ozônio. – Quinoa, com variadas linhas de atuação, como dermatite atópica, descamação cutânea, remoção da oleosidade, gel de banho, leite hidrante, gel refrescante, creme para aquecer e outros produtos. – Specchiasol, com 800 produtos nas linhas; ervas oficiais, óleos essenciais, oligoelementos, vitaminas, tinturas-mãe, gemoderivados, integradores alimentadores, cosméticos e produtos à base de própolis EPID. Presentes também às empresas: Pool Service, produtos para tratamento e tintura para o cabelo. – Paglieri profumi, espumas de banho, talcos, desodorantes, shampoos. – Espansione marketing, aparelhos multifuncionaisIPD-PDT para estética e depilação. – Dielle, materiais para mechas. – Hair club, perucas sob medida. – Ga.ma, aparelhos profissionais para cabeleireiros.