CURITIBA – PR – A “Società Giuseppe Garibaldi”, de Curitiba, comemorou com uma grande festa o seu 130º aniversário de fundação. O evento aconteceu na noite do dia 1º, com jantar de gala abrilhantado pelo cantor italiano Luciano Bruno e durante o qual foram condecorados com a “Medalha do Mérito Garibaldino” o prefeito Gustavo Fruet, o jornalista Desiderio Peron (editor da revista bilingue Insieme, que entra no seu vigésimo ano de circulação ininterrupta) e o jovem vereador de Curirtiba, Pierpaolo Petruzziello, que emprestou sua história pessoal à experiência científica italiana na busca de solução neuromuscular para vítimas de amputações.
A festa, além de cerca de trezentos convidados e do prefeito de Curitiba, foi prestigiada, entre outras autoridades, pelo cônsul geral da Itália em Curitiba, Enrico Mora, pelo deputado italiano Fabio Porta, pela deputada federal Cida Borghetti, pelo presidente da Câmara de Curitiba, Paulo Salamuni, pelos secretários de Estado da Cultura e da Segurança Pública, respectivamente Paulino Viapiana e Cid Vasques e inúmeros empresários, dentro os quais foram prestadas homenagens aos representantes da Havan, Fase-GME e Balaroti, que contribuíram para a realização do evento.
Também estiveram presentes o presidente do Comites – Comitato degli Italiani all’Estero, Gianluca Cantoni, e o presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria do Paraná, Francesco Pallaro.
O presidente da Câmara Municipal de Curitiba entregou ao presidente Petruzziello o diploma com “Votos de Congratulações e Aplausos” à Associação Garibaldi pelo transcurso de seus 130 anos. A homenagem foi subscrita pela unanimidade dos vereadores.
Na oportunidade, Carlos Marassi, na condição de mestre de cerimônias, pontuou as principais fases da vetusta instituição, desde a sua construção, a fase em que passou para a propriedade do Estado durante a II Guerra Mundial, a batalha para a reconquista de seu patrimônio pela comunidade italiana, até os dias atuais. O presidente Walter Petruzziello, muito à vontade, também enalteceu a história da sociedade que, segundo ele, vive hoje uma nova fase de esplendor e representatividade.
Dizendo-se autorizado por unanimidade por toda a diretoria presente, Petruzziello resumiu, um a um, o currículo dos homenageados da noite, dizendo, no caso de Gustavo Fruet, que a homenagem se estendia também ao pai do político, Maurício Fruet, que igualmente fora prefeito de Curitiba. Antecedendo a homenagem ao vereador Pierpaolo, Petruzziello pediu a projeção de um pequeno filme em que cientistas e médicos italianos narraram a epopéia vivida pelo jovem voluntário que, tendo perdido um braço em acidente automobilístico, prestou-se voluntariamente a ser objeto de testes para a implantação de prótese comandada por impulsos cerebrais – um projeto ainda em desenvolvimento com a colaboração de outros países europeus, como a Alemanha. “Homenageando Pierpaolo estamos homenageando os jovens italo-brasileiros, responsáveis pelo futuro de nossos valores e de nossa cultura”, disse Petruzziello.
A sociedade Garibaldi está entre as primeiras obras coletivas dos imigrantes italianos chegados a Curitiba no final dos anos 1800, e constitui hoje importante referência da contribuição italiana em todos os campos da vida social, como a arquitetura, a medicina, as artes e iniciativas empresariais, sociais e políticas. Ela foi reformada durante os anos 90, depois de um longo período de semi-abandono, consequência do longo tempo em que figiu do controle da comunidade ítalo-brasileira.
O cantor Luciano Bruno considerou a festa dos 130 anos um fato importante do qual “teve o prazer de participar” , pois isso – segundo ele – numa sociedade marcada pelo ímpeto consumista, as coisas não duram às vezes horas. Tanto o presidente Petruzziello quanto o vice-presidente, Rubens Gennaro, no vídeo-resumo que postamos sobre o evento, fazem apelo à participação dos jovens na vida da sociedade “para manter vivas a memória, tradições e história da grande comunidade italiana de Curitiba”.