u SÃO PAULO – SP – No período de 10 a 13 de setembro de 2008 deste ano será realizada em Manaus a quarta edição da Feira Internacional da Amazônia. O evento é promovido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, por intermédio da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), e consta no calendário oficial do governo brasileiro.
A Feira Internacional da Amazônia é resultado de uma série de estudos realizados ao longo da década de 90, que mostraram a necessidade de se promover ações de caráter estratégico de modo a ampliar e incentivar as exportações e atrair investidores estrangeiros para do Pólo Industrial de Manaus e demais estados da Amazônia brasileira.
O objetivo é promover o potencial econômico da região, incluindo produtos industrializados e regionais que utilizam matéria-prima da biodiversidade
amazônica, bem como os atrativos turísticos, visando o desenvolvimento sustentável local, além de estimular o intercâmbio científico e tecnológico.

PATROCINANDO SUA LEITURA

Jornalistas de outras regiões do Brasil e do exterior serão convidados pela SUFRAMA a realizar a cobertura da quarta edição da FIAM  2008 em Manaus, para que possam verificar in loco as novidades, produtos e serviços em exposição, as oportunidades de negócios e os debates realizados durante a Jornada Internacional de Seminários Internacionais.

Programação
A quarta edição da Feira Internacional da Amazônia terá uma programação ampla e variada, exposição de produtos e serviços, encontros e rodadas de negócios e de projetos, seminários, workshops, visitas técnicas, e lançamento de produtos.
Entre os visitantes destacam-se potenciais investidores, representantes de instituições ou órgãos governamentais, operadores de turismo, parceiros na área científica e tecnológica, operadores de logística, mídia especializada, entre outros.
Durante a FIAM 2008, produtos e serviços voltados para os setores comercial e industrial, bem como projetos institucionais estarão expostos em 162 estandes, distribuídos em dois pavilhões de cinco mil metros quadrados cada, na área interna do Studio 5 – Centro de Convenções. Na área externa, uma tenda climatizada apresentará um amplo leque de produtos fabricados com matéria-prima originária da biodiversidade amazônica: artesanato, produtos alimentícios, fitoterápicos, biocosméticos, móveis com design regional, e muitos outros itens que serão comercializados durante a Feira.
Além da exposição de produtos e serviços, a FIAM 2008 conta com uma programação paralela de seminários e outros eventos que contribuem para
enriquecer o evento com discussões sobre temas estratégicos, tais como logística, biotecnologia, turismo, energia, micro e nanotecnologia, entre outros, com a participação de profissionais, estudantes e demais interessados em buscar alternativas para o desenvolvimento sustentável da
região. Este ano também haverá uma exposição sobre os 100 anos de migração japonesa no Brasil e sua influência na ZFM.