Tajani na Argentina e no Brasil, “dove vivono tantissimi compatrioti”, com o objetivo de negócios

Para encontros de negócios, está na América do Sul “dove vivono tantissimi compatrioti” (onde vivem muitos compatriotas) o vice premiê e ministro das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália, Antonio Tajani. Da Argentina, ele virá ao Brasil onde, além de outros contatos, participará do Fórum Econômico-Empresarial marcado para a sede da Fiesp- Federação das Indústrias do Estado de São Paulo na quarta-feira (09/10).

O encontro na Fiesp se desenrolará durante todo o dia, das 9 às 18 horas e tem por objetivo, conforme está sendo divulgado, “discutir as relações econômicas e empresariais entre os dois países e identificar formas de colaboração em cinco importantes segmentos industriais”. Um vídeo com declarações do ministro, que preside também o partido Forza Italia em substituição ao fundador Silvio Berlusconi, foi postado no perfil Instagram do ex-deputado Luis Roberto Lorenzato.

PATROCINANDO SUA LEITURA

O ministro Tajani saltou à evidência na região que visita depois que se manifestou por restrições maiores nos processos de reconhecimento da cidadania italiana “iure sanguinis” a latinoamericanos, defendendo um novo projeto de lei sobre a matéria. Exceto uma recepção no Consulado Geral da Itália em São Paulo, na noite de amanhã (08/10) para a qual foram convidados os delegados do Brasil no CGIE – ‘Consiglio Generale degli Italiani all’Estero‘ –  não há informação sobre eventuais contatos com representantes da comunidade ítalo-brasileira.

YouTube player

 

Sobre o encontro de São Paulo, os organizadores informam que iniciará com uma sessão plenária aberta pelo presidente da Fiesp, Josué Gomes da Silva, acompanhado pelo Ministro Tajani, pelo Vice-presidente da República do Brasil, Geraldo Alckmin (tbc), pelo Governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (tbc) e com as presenças das seguintes personalidades: Matteo Zoppas, Presidente da ICE – Agência para a promoção no exterior e a internacionalização das empresas italianas (ITA – Italian Trade Agency); Jorge Viana, Presidente da APEX Brasil (tbc); Alessandra Ricci, CEO da SACE – Seguros e Serviços Financeiros para Empresas (Grupo CDP – Caixa de Depósitos e Empréstimos); Maíra Madrid Barbosa da Silva, presidente da ABGF – Associação Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias; Regina Corradini D’Arienzo, CEO da Simest (Grupo CDP); Barbara Cimmino, Vice-Presidente para Exportações e Atração de Investimentos da Confederação Italiana das Indústrias (Confindustria).

Também estarão presentes representantes governamentais, diretores e presidentes de importantes grupos empresariais italianos e brasileiros.

Seguirão a plenária, mesas setoriais dedicadas aos seguintes segmentos industriais, nos quais líderes empresariais dos dois países tratarão de oportunidades de negócios nas respectivas áreas: 1) Agroindústria; 2) Infraestrutura, energia e biocombustíveis; 3) Indústria metalmecânica, processamento de alimentos, tecnologias para embalagens, indústria têxtil, construção civil e produção de cerâmica; 4) Mineração e siderurgia; 5) Tratamento de águas.

O evento é organizado, sob orientação do Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional da República Italiana, por: Consulado Geral da Itália de São Paulo; escritório da Agência ICE em São Paulo, que é também Departamento para a promoção de intercâmbios da Embaixada da Itália: escritório da Sace em São Paulo; Camera di Commercio Italiana di São Paulo (Italcam)”, contando com a “a ativa colaboração da Fiesp – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e de numerosas instituições e associações brasileiras”.