CURITIBA – PR – Uma feijoada a céu aberto, na montanha, a 600 metros metros do nível do mar, arrecadou no último dia 11.08.2012, em Jaraguá do Sul-SC, cerca de R$ 2.500,00. A soma passou a integrar o caixa do pagamento da mão-de-obra para a construção da Chiesetta Alpina – uma homenagem à fé dos imigrantes no Brasil que nunca mais voltaram. Foi o primeiro evento do gênero organizado pela Comissão de Construção e Comitê Promotor da Chiesetta.
A igrejinha alpina está sendo construída no Morro das Antenas, sobre área doada pela família de Durval Spezia, será consagrada ao Cristo dos Alpes e dedicada a João Paulo I (Albino Luciani), o Papa Sorriso, de curto pontificado. A feijoada de sábado serviu para o encontro de cerca de uma centena de interessados no andamento do memorial de toda a região. Eles colocaram tijolos simbólicos na obra cujas paredes já se encontram em meio caminho e, após rezarem de mãos dadas o Pai-Nosso, degustaram a comida também doada por um benfeitor.
A obra, idéia do italiano radicado em Florianópolis, Franco Gentili, deverá estar concluída ainda este ano, provavelmente em novembro, segundo informa o empresário Vicente Donini, que preside a Comissão de Construção, ao lado de Almir Roberto Negri, Anselmo Ramos, Jair Alquini, João Barba Neto e Luiz Antonio Negri. “Sonhei com uma pequena igreja, mas vejo que ela é bem maior do que eu tinha imaginado”, festeja Gentili, adiandando que o dia de sua conclusão será, “provavelmente, o dia em que me sentirei realizado na vida”.
Todo o material para a construção da obra está sendo doado por empresas e pessoas físicas. Uma ação entre amigos, entre outras iniciativas, está garantindo o dinheiro para a mão de obra que, sob a chancela do Círculo Italiano de Jaraguá do Sul, tem no comitê promotor Aclinio Feder, Alfredo Fontanive, Célio Bayer, Flávio José Brugnago, Iria Tancon, Irineu Bianchi, Josimar Luiz Mattedi, Nidiana Grazziana Lazzaris, Paulo Ademir Ploriani e Verônica Salgado. A construção da igrejinha foi matéria de capa da edição número 141 (setembro de 2010) da Revista Insieme.
Para a inauguração da obra, iniciada há pouco mais de dois meses, deverá vir da Itália uma delegação especial. A Igrejinha, inserida no calendário do Momento Itália-Brasil, será palco de cerimônias especiais, como casamentos e a seu lado será construído um pequeno salão festivo.