Trentinos da Grande Curitiba se reorganizam, elegem nova diretoria e comemoram os 145 anos da chegada ao Paraná

Numa articulação bem sucedida sob o comando do ex-presidente da entidade, o advogado Elton Stolf, o Circolo Trentini di Curitiba volta à cena com nova diretoria, eleita em assembleia realizada na noite de 24/06, em sua sede. Praticamente inativo desde 2021, a entidade será agora presidida por Luiz Felipe Gubert Braga Cortes que, à frente de uma “pequena equipe, mas deicida” tem como objetivo a revitalização de suas atividades.

Uma das primeiras tarefas será elaborar projeto para a recuperação arquitetônica da igreja da Colônia Trentina em Piraquara (onde neste fim de semana acontece a 20ª Festa Trentina, comemorando o 145º aniversário da imigração trentina no Paraná) e oferecer aos associados da entidade cursos de língua italiana e outras vantagens exclusivas, como reativação do portal dedicado à comunidade trentina e promoção de jantares aos associados do Circolo Trentino.

PATROCINANDO SUA LEITURA

A nova diretoria está ainda formada por Elton Diego Stolf (vice-presidente), Fabiane Bettega D’Avila (diretora geral e socia), Eduardo José Rizzi e Carol Rizzi (secretários), Luci Jacomel (diretor de patrimônio), Orival Stolf e Luiz Vizentainer (tesoureiros) e Jambersi Taques e Orlando Stolf (conselho fiscal)

O presidente eleito é descendente de Rocco Gubert, imigrante trentino proveniente de Imer, que chegou na colônia Santa Maria do Novo Tirol, em Piraquara, e que migrou para o interior do Paraná, até chegar em Teixeira Soares, onde se dedicou ao ramo madeireiro. Além de continuar o trabalho do Circolo em prol da comunidade trentina, especialmente em relação aos processos de cidadania italiana, ele mira no fortalecimento do elo cultural entre os descendentes trentinos da área metropolitana de Curitiba e a terra de origem.

No passado recente, especialmente ao longo da primeira década deste século, o Círculo Trentino desempenhou um forte papel ao centralizar as atividades relativas ao encaminhamento dos pedidos de reconhecimento da cidadania italiana com base na lei 379/2000, cujo prazo foi encerrado em 2010. Muitos desses processos ainda hoje não foram concluídos.

Elton Stolf e o presidente eleito Luiz Felipe Gubert Braga Cortes (Foto Cedida)

A seguir, publicamos um texto enviado pela nova diretoria da entidade: “O circolo trentino está desde 2021 sem diretoria eleita e também suportou os efeitos da pandemia com evasão natural dos associados. É importantíssimo resgatar com máxima urgência o trabalho de auxílio ao associado na finalização do processo de retorno da comissão interministerial em Roma, pois temos informação de que muitos processos já retornaram da comissão e o consulado ainda não informou aos requerentes a novidade. É nosso dever, agora, reestabelecer o contato com o Consulado e resgatar o associado para ajudá-lo a finalizar o seu processo sem depender de despachantes ou assessores de cidadania italiana que ultimamente macularam a imagem de diversos círculos trentinos fixando preços exorbitantes aos interessados”.

Tem bastante coisa para se fazer, a começar por resgatar o portal da comunidade trentina do Brasil que as gestões passadas do circolo transformaram em um blog pouco informativo. O nosso objetivo é retomarmos o protagonismo na informação ao associado e a todos que fizeram o processo de cidadania do status do processo, se concluído, se em andamento, se ainda aguardando a comissão em Roma, pois essa informação é necessária para bem informar o trentino que sempre dependeu no nosso circolo para ter informações”.

“Queremos reestabelecer – diz ainda a nota – a comunicação, o diálogo com o associado, que sempre viu em nossa entidade um trabalho sério em prol do reconhecimento da cidadania italiana”.

“Outra iniciativa que pretendemos é retornar online as inúmeras informações de sobrenomes trentinos e respectivos lugares de origem na região do antigo Império Austro-húngaro, dados preciosíssimos que merecem ser compartilhados com a comunidade, pois também entendemos que esse nosso trabalho de anos em relação às cidadanias italianas devem servir à comunidade que representamos e não permanecer em arquivos. Temos uma base de dados fantástica que foi criada ao longo do recolhimento dos documentos e faremos retornar à publicidade logo”.

O texto segue: “Pretendemos também recuperar a igreja histórica da colônia Santa Maria do Novo Tirol, que precisa de reforma estrutural. Faremos o impossível para angariar fundos necessários para alcançarmos esse objetivo, pois tudo começa na colônia, que para os trentinos do Paraná é considerada o berço da imigração trentina”.

“Cuidar do patrimônio histórico dos nossos trentinos também é nosso objetivo, claro, na medida do desenvolvimento do nosso trabalho voluntário. Aliás, é esse tipo de trabalho, o dativo, que precisamos recuperar em nossa entidade, pois é essa modalidade de atividade cooperada entre nossos associados que nos honrou desde sempre os nossos antepassados imigrantes e é com esse mesmo espírito que pretendemos recuperar os objetivos da nossa causa trentina. Nesse domingo dia 02/07 teremos a festa da colônia em Piraquara e estaremos lá prestigiando. Reforço desde já o convite a todos, pois será um momento muito especial para nós, visto que temos um carinho muito grande pela comunidade”.

A nota finaliza: “Logo teremos novidades. Faremos uma atualização cadastral em nossos associados e retomaremos as atividades de convênios institucionais, newsletter mensal, curso de idiomas e o contato com outros círculos trentinos ao redor do Brasil e com a nossa entidade mãe na Itália, a Trentini nel Mondo. É bastante trabalho, mas temos uma equipe de diretoria totalmente renovada e preparada com o mesmo espírito trentino, pois todos vamos nos doarmos para que o Circolo Trentino di Curitiba seja grande novamente e com único foco: manter vivo e transmitir aos associados e seus descendentes a trentinidade que vive em cada um de nós”.