Trentinos de Curitiba fazem festa na Serra e dão carona ao projeto de turismo sustentável do Município de Piraquara

u CURITIBA – PR – O tempo ajudou e a festa anual do Círculo Trentino de Curitiba, realizada dia 15.05 na colônia de Santa Maria do Novo Tirol, no município de Piraquara-PR, foi um sucesso. Além do sotaque italiano que permeou todo o encontro (foi ali que chegaram os primeiros imigrantes trentinos ao Paraná), o evento serviu de palco para a posse do Conselho Municipal de Turismo do Município de Piraquara e para o lançamento de um ambicioso programa de turismo sustentável na área dos mananciais que abastecem de água 75% da população de Curitiba. “Queremos ser lembrados como o município que proporciona a vida”, disse o prefeito Gabriel Samaha, ao falar na oportunidade.
A organização da festa coube à direção do Círculo Trentino, tendo à frente o presidente Ivanor Minatti. O cardápio, embora constituído de comida simples e à moda da região, teve o toque das mãos do chefe de cozinha Luca Calabró, natural de Roma. No risoto, entre outros ingredientes, o pinhão, abundante na região que conserva as características de área agrícola preservada.
Com mais de 1300 sócios, o Círculo Trentino de Curitiba tem como presidente de honra o atual arcebispo de Curitiba, Dom Moacir José Vitti, que prestigiou a festa celebrando a missa na capela erigida pelos primeiros imigrantes que, depois, se espraiaram por Curitiba e por outras áreas do território paranaense. Dentre os convidados estavam ainda o secretário de Estado da Segurança Pública do Paraná, Luiz Fernando Delazari e seu pai, Luiz Carlos Delazari, também secretário especial da Corregedoria e Ouvidoria Geral do governo do Paraná; o presidente do Comites PR/SC, Gianluca Cantoni, e o presidente da Fondazione Italia, Mirco Pacagnella. A tarde foi animada pela banda musical “I Primi Tempi”, do Círculo Italiano de Joinville-SC.

PATROCINANDO A SUA LEITURA