Trentinos do Paraná festejam 136º aniversário da chegada das primeiras famílias de imigrantes

PATROCINANDO SUA LEITURA

Reprodução do cartaz-convite da festa, em Piraquara (Foto Divulgação)

CURITIBA – PR – “Desmontegada”, ou “desmontegada de le vache” é um termo dialetal que significa “descer das montanhas”, ou “a descida das vacas”. A festa da “desmontegada”, nos vales trentinos, a Norte da Itália, é um evento que se repete todos os anos, no início da temporada fria. Depois de passar o verão pastando nas montanhas, o gado é conduzido pelos pastores, em festa, de volta às estalas.

Parodiando a festa em sua origem, o Círculo Trentino de Curitiba introduziu a “Desmontegada” em sua festa anual, já na 13º edição, que ocorre dia 18 próximo, nas dependência do Parque Trentino, em Piraquara-PR. O evento marca o 136º aniversário da chegada das primeiras 59 famílias trentinas, emigradas do Trento, Itália, que se estabeleceram na Colônia Santa Maria do Novo Tirol, sob a proteção de Nossa Senhora da Assunção.
A programação, segundo divulga o presidente do Círculo, Elton Stolf, inclui missa às 11 horas seguida da “Desmontegada” com a padroeira, cuja estátua trazida pelos imigrantes foi recentemente restaurada na Itália, e “almoço típico trentino” ao preço de 25,00 (venda antecipada) para adultos, e 15,00 para crianças. Nas proximidades da igreja, há um complexo agro-industrial que, tocado por descendentes de imigrantes trentinos, entre outras coisas, produz vinho e queijos – produtos que podem ser saboreados durante a festa que segue à tarde com shows musicais, sorteios e café colonial.

O mapa a seguir ensina como chegar no local da festa: