O último dia da viagem do presidente da Itália, Sergio Mattarella, ao Brasil, começou com turismo: uma visita ao Cristo Redentor e Parque Nacional da Tijucas, nesta manhã (19/07/2024), antes de partir para Salvador, quinta etapa de sua agenda iniciada domingo. Na capital baiana Mattarella tem programada uma visita à Comunidade Franciscana Betânia e encontrará um grupo de representantes da comunidade italiana local.
Segundo divulgou o Quirinal, o centro a ser visitado por Mattarella “aposta na educação de crianças que vivem em condições de dificuldades sociais, acompanhando-as em todas as fases do seu percurso de crescimento, desde o jardim de infância até ao ensino secundário”.
Após o encontro que teve com representantes da comunidade italiana do Espírito Santo e Rio de Janeiro, ontem à tarde, Mattarella foi visitar o Mosteiro de São Benedito e a Biblioteca Nacional.
Durante sua visita ao Corcovado, Mattarella foi lembrado que, em sua inauguração em 12 de outubro de 1931, a estátua foi iluminada por uma bateria de holofotes acionada remotamente pelo pioneiro do rádio, Guglielmo Marconi, que estava a 9.200 quilômetros de distância, em Roma, na Itália.
Desde que chegou ao Brasil, no domingo passado, Mattarella esteve em Brasília, São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro.