u CURITIBA – PR – De formação é músico (tenor e violonista) com um encorpado currículo de apresentações mundo a fora. De profissão, sommelier e consultor para importação de vinhos. Napolitano de nascimento, está no Brasil há 25 anos. Morou dois anos nos Estados Unidos. Há cerca de cinco anos mora em Curitiba. Apaixonado pela cultura em geral. Em rápidas palavras, este é o perfil do novo presidente do Instituto Fundação Itália, Vincenzo Cortese. Ele foi eleito na noite de 21 de novembro, nas dependências da Sociedade Giuseppe Garibaldi, em Curitiba, depois de um acalorado debate sobre a reforma estatutária da entidade, fundada em meados de junho de 2003, por iniciativa do ex-cônsul geral em Curitiba, Mário Trampetti.
Aquela que era apontada como a “associação do cônsul” deixa de sê-la (por vontade do atual cônsul geral, Riccardo Battisti). E ganha outra dimensão, agora dirigida também para a interação com as demais entidades que se ocupam da cultura e das questões italianas que podem aderir ao Conselho de Integração e, assim, co-participar do processo. “Quero fomentar o desenvolvimento de um extenso programa cultural nos Estados do Paraná e Santa Catarina”, disse ele no dia seguinte ao da eleição, anunciando como sua primeira ação uma reunião com a direção do Instituto Italiano de Cultura de São Paulo e do Rio de Janeiro.
“Vamos tentar trazer para o Paraná e Santa Catarina as manifestações, eventos e concertos que são programados lá”, afirma ele, revelando também que é sonho seu trazer de volta a programação do “Circuito Latina” que, em anos anteriores, incluia pelo menos Curitiba na programação.
A conquista de uma sede, por pequena que seja, também está em seus planos, “embora estejamos muito bem acomodados na Garibaldi e tenhamos também a oferta da Dante Alighieri”. Para a nossa maior independência, entretanto, uma sede própria é essencial no futuro, explica ele.
A diretoria presidida por Vincenzo Cortese é a seguinte
1º Vice-Pres. Moacir Bogo
2º Vice-Pres. Ragnhild Borgomanero
Secretario: Rubens Gennaro
Seg. Secretario: Marines Borges da Silveira
Tesoureiro :
Seg-Tesoureiro:
Diretor de Comunicação :Desidério Peron
Diretor de Relações Internacionais :Walter Petruzziello.
Diretor Cultural :Giovanni Dabbene
Conselho Fiscal
Presidente. Celso Gusso
João Formighieri
Mirco Paccagnella
Suplentes Vittorio Romanelli
Luis Carlos Borges da Silveira