A logomarca da Radio Web "Bela Ciao".(Reprodução)

De um acordo entre a “Associação de Intercâmbio Cultural Itália Brasil Anita e Giuseppe Garibaldi” e a ‘Proter Rete di Professionisti e Tecnici dell’Emilia-Romagna”, de Mar del Plata, na Argentina, acaba de nascer um novo veículo de comunicação destinado aos italianos e ítalo-descendentes na América Latina. É uma radio web trilingue, denominada bellaciaowebradio.com.

A rádio entrou no ar ontem (25/04), quando se comemorou o aniversário da Libertação da Itália. Segundo informação dos presidentes das duas entidades, respectivamente Andrea Lanzi e Emilio Alberto Becchi, a rádio “Bella ciao” será uma voz “livre e independente, mas ao mesmo tempo sem medo de ser “de parte”, do lado dos mais frágeis e da democracia; da democracia pela qual lutaram aqueles que libertaram a Itália da ditadura nazifascista e aprovaram a Constituição da República, a “mais bela do mundo”, de acordo com muitos”.

PATROCINANDO SUA LEITURA

Lanzi e Becchi asseguram ainda que a iniciativa “deveria ser o instrumento principal de uma multiplataforma presente também no facebook, instagram, youtube e outras mídias”. A primeira apresentação foi com o documentário “Os primeiros serão os últimos”, dedicado aos voluntários internacionais que lutaram na Espanha em 1936 para defender a República contra o golpe de estado do general Franco e o ataque das tropas de Hitler e Mussolini.

Segundo Lanzi, que é presidente do Comites – ‘Comitato degli Italiani all’Estero’ no Rio de Janeiro e dirige outra radio web – a Brasitalia -, a nova rádio “gostaria de ter acordos de colaboração e a contribuição das entidades representativas das comunidades italianas (Comitês dos Italianos no Exterior, Conselho Geral Italianos no Exterior), das associações, dos itálicos, de quem defende, no mundo, justiça, liberdade, igualdade e democracia.”