u GUARULHOS-SP – A “Universidade Cummins”, criada em 2005 para capacitar os profissionais da rede de distribuidores Cummins de todo o país, acaba de formar sua terceira turma. A empresa conferiu certificados a um seleto grupo de sete técnicos, que se graduaram após 750 horas de curso dentro da fábrica da Cummins, localizada em Guarulhos (SP). O principal diferencial dessa turma foi o diagnóstico de falhas e teve inclusive um trabalho de conclusão de curso que consistiu na montagem, pelos alunos, de um motor ISC eletrônico, do mesmo modelo que equipa o Constellation, o novo caminhão da Volkswagen e o consagrado caminhão Ford MaxTon agora na versão eletrônica. Os formandos montaram o motor que teve ótimo desempenho após ser submetido aos rigores da célula de testes da fábrica.
Como ocorreu nas turmas anteriores, os graduados representaram diversas regiões do país: Norte – Manaus e Belém; Nordeste – Fortaleza e Salvador; Centro-oeste – Goiânia; Sudeste – Rio de Janeiro e Sul – Porto Alegre. Com a graduação de mais essa turma, a “Universidade Cummins”, idealizada com o objetivo de aperfeiçoar e uniformizar o nível de conhecimento técnico e operacional dos técnicos e mecânicos da rede, totaliza a graduação de 24 profissionais. “A ênfase que damos nas aulas é para que os profissionais estejam habilitados a trabalhar com os motores da mais moderna geração fabricada pela Cummins e, com isso, pretendemos propiciar condições técnicas para que a rede possa oferecer suporte completo aos clientes”, comenta Luiz Cláudio Polycarpo, supervisor de Capacitação da Cummins e um dos 17 responsáveis pela condução das aulas.
Além dos instrutores da própria fábrica, os alunos assistiram também aulas na fábrica da Bosch em Campinas e na ACDelco sobre sistemas de partida. Este ano, eles ainda tiveram noções gerais de atendimento ao cliente e também de como vender peças genuínas. Essas noções foram passadas pelos departamentos de Marketing e de Peças da Cummins. Entre as demais disciplinas abordadas durante o curso destacam-se: metrologia, eletricidade, Engenharia de Aplicações, Motores Leves, Semipesados e pesados, gerenciamento eletrônico, Tecnologia de Remanufatura de Motores Recon, Peças e sistemas de garantias, entre outros. Fora o conhecimento teórico adquirido, eles também participaram de situações reais onde foram feitos diagnósticos de problemas concretos em motores e equipamentos.
Outra grande vantagem da “Universidade Cummins” é que os formandos recebem a mesma base de conhecimento que existe em outras fábricas da Cummins no mundo. Isso representará uma grande vantagem competitiva para os distribuidores para darem o melhor suporte técnico aos nossos clientes. Para o gerente executivo de Distribuição e Suporte ao Cliente, Jorge Yano, a experiência da “Universidade Cummins” é tão positiva que a idéia da companhia é intensificar o projeto. “Pretendemos enfatizar nos cursos a parte de diagnóstico de falhas, pois entendemos que se o profissional consegue diagnosticar com mais rapidez as falhas, demorará menos para realizar o reparo e, assim, atenderá melhor o cliente final”, comenta Yano informando que neste ano os investimentos voltados para a “Universidade Cummins” somam US$ 150 mil. As vagas para a turma do segundo semestre já foram completadas.
Os graduados da 3ª Turma da “Universidade Cummins” são: Adriano Gomes Batista, da HP Norte Motores e Equipamentos, de Belém; Deusimar Lopes Nascimento, da Distribuidora Cummins Diesel do Nordeste, de Fortaleza; Jerffersson Lima, da Powertech Comercial, de Manaus; Liomar Fonseca Ribeiro, da Distribuidora Cummins Centro Oeste, de Goiânia; Nei Vagner, da Distribuidora Meridional Motores Cummins, de Porto Alegre; Ricardo Alexandre da Costa Lima, da Cummins Distribuidora de Motores Diesel e Equipamentos, do Rio de Janeiro e Ricardo Macedo Cordeiro, da Cummins Distribuidora de Motores Diesel e Equipamentos, de Salvador.