u GUARULHOS-SP – A “Universidade Cummins”, criada em 2005 para capacitar os profissionais da rede de distribuidores Cummins de todo o país, acaba de formar sua terceira turma. A empresa conferiu certificados a um seleto grupo de sete técnicos, que se graduaram após 750 horas de curso dentro da fábrica da Cummins, localizada em Guarulhos (SP). O principal diferencial dessa turma foi o diagnóstico de falhas e teve inclusive um trabalho de conclusão de curso que consistiu na montagem, pelos alunos, de um motor ISC eletrônico, do mesmo modelo que equipa o Constellation, o novo caminhão da Volkswagen e o consagrado caminhão Ford MaxTon agora na versão eletrônica. Os formandos montaram o motor que teve ótimo desempenho após ser submetido aos rigores da célula de testes da fábrica.

PATROCINANDO SUA LEITURA

Como ocorreu nas turmas anteriores, os graduados representaram diversas regiões do país: Norte – Manaus e Belém; Nordeste – Fortaleza e Salvador; Centro-oeste – Goiânia; Sudeste – Rio de Janeiro e Sul – Porto Alegre. Com a graduação de mais essa turma, a “Universidade Cummins”, idealizada com o objetivo de aperfeiçoar e uniformizar o nível de conhecimento técnico e operacional dos técnicos e mecânicos da rede, totaliza a graduação de 24 profissionais. “A ênfase que damos nas aulas é para que os profissionais estejam habilitados a trabalhar com os motores da mais moderna geração fabricada pela Cummins e, com isso, pretendemos propiciar condições técnicas para que a rede possa oferecer suporte completo aos clientes”, comenta Luiz Cláudio Polycarpo, supervisor de Capacitação da Cummins e um dos 17 responsáveis pela condução das aulas.

Além dos instrutores da própria fábrica, os alunos assistiram também aulas na fábrica da Bosch em Campinas e na  ACDelco sobre sistemas de partida. Este ano, eles ainda tiveram noções gerais de atendimento ao cliente e também de como vender peças genuínas. Essas noções foram passadas pelos departamentos de Marketing e de Peças da Cummins. Entre as demais disciplinas abordadas durante o curso destacam-se: metrologia, eletricidade, Engenharia de Aplicações, Motores Leves, Semipesados e pesados, gerenciamento eletrônico, Tecnologia de Remanufatura de Motores Recon, Peças e sistemas de garantias, entre outros. Fora o conhecimento teórico adquirido, eles também participaram de situações reais onde foram feitos diagnósticos de problemas concretos em motores e equipamentos.

Outra grande vantagem da “Universidade Cummins” é que os formandos recebem a mesma base de conhecimento que existe em outras fábricas da Cummins no mundo. Isso representará uma grande vantagem competitiva para os distribuidores para darem o melhor suporte técnico aos nossos clientes. Para o gerente executivo de Distribuição e Suporte ao Cliente, Jorge Yano, a experiência da “Universidade Cummins” é tão positiva que a idéia da companhia é intensificar o projeto. “Pretendemos enfatizar nos cursos a parte de diagnóstico de falhas, pois entendemos que se o profissional consegue diagnosticar com mais rapidez as falhas, demorará menos para realizar o reparo e, assim, atenderá melhor o cliente final”, comenta Yano informando que neste ano os investimentos voltados para a “Universidade Cummins” somam US$ 150 mil. As vagas para a turma do segundo semestre já foram completadas.

Os graduados da 3ª Turma da “Universidade Cummins” são: Adriano Gomes Batista, da HP Norte Motores e Equipamentos, de Belém;  Deusimar Lopes Nascimento, da Distribuidora Cummins Diesel do Nordeste, de Fortaleza; Jerffersson Lima, da Powertech Comercial, de Manaus; Liomar Fonseca Ribeiro, da Distribuidora Cummins Centro Oeste, de Goiânia; Nei Vagner, da Distribuidora Meridional Motores Cummins, de Porto Alegre; Ricardo Alexandre da Costa Lima, da Cummins Distribuidora de Motores Diesel e Equipamentos, do Rio de Janeiro e Ricardo Macedo Cordeiro, da Cummins Distribuidora de Motores Diesel e Equipamentos, de Salvador.