Em evento realizado pelo Sistema Fiep, por meio do IEL, universidades detalham programas de bolsas de estudos

PATROCINANDO SUA LEITURA

 

           u Estudantes, recém graduados e profissionais das áreas de administração, direito, comunicação, relações internacionais, psicologia, ciências sociais, arquitetura, ciências da computação, urbanismo e desenho industrial podem se candidatar a bolsas de estudo para cursar mestrado e doutorado na Itália em 2009 e 2010. Representantes das universidades italianas Cattolica Del Sacro Cuore, Università Bocconi e Politécnico di Milano estiveram em Curitiba nesta quarta-feira (11) para apresentar seus programas de bolsas. A iniciativa é do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), em parceria com a Promos (Divisão Especial da Câmara de Comércio de Milão para Atividades Internacionais e Relações Exteriores).

            O gerente executivo do IEL, Rodrigo Weber, ressalta a importância da parceria com universidades estrangeiras. “Queremos aproximar as universidades das empresas que buscam profissionais cada vez mais qualificados e que possam contribuir com a organização”, afirma, ressaltando que o IEL tem trabalhado para disponibilizar às indústrias os melhores profissionais.

            Segundo Roger Zichelli, da Promos, o interesse dos brasileiros em estudar no exterior cresce ano a ano. “As universidades italianas são exigentes e buscam bons estudantes, que tenham mente aberta e visão de futuro. É uma ótima oportunidade e um investimento na carreira”, destaca.

            As três universidades buscam estudantes que estejam no último ano da graduação, ou que façam pós-graduação, e que estejam interessados em cursar mestrado ou doutorado em Milão em 2009. Os cursos são ministrados em inglês ou italiano, dependendo da área de atuação. Na inscrição, devem ser apresentados o diploma de graduação, histórico escolar, currículo, carta de apresentação e certificado de língua inglesa. A seleção leva em conta, principalmente, o histórico escolar do aluno e a situação financeira.

Arquitetura e design – O Politécnico di Milano é uma das principais universidades de ciência e tecnologia da Europa e forma profissionais nas áreas de arquitetura, engenharia e design. Nos últimos quatro anos, 40 estudantes brasileiros já passaram pela instituição. “Nossa taxa de matrícula é menor se comparada às universidades particulares, e a mensalidade depende da renda familiar, notas e currículo do estudante”, explica a responsável pelo programa de intercâmbio, Simona Gorgoglione.

A anuidade varia de 800 a 3.000 euros, dependendo do curso. As bolsas cobrem os custos com o curso e residência. As inscrições vão até maio de 2009 e devem ser feitas pelo site www.polimi.it. As aulas têm início em outubro de 2009.

Economia – A Università Bocconi é uma das principais instituições de ensino superior nas áreas de economia internacional, gestão e de direito de Milão. De acordo com Christiane Roth, coordenadora do programa de bolsas da Bocconi, 15% dos estudantes da universidade são estrangeiros e a maioria consegue trabalho em até três meses após o término do curso.

“Nossa dica é: saiam para estudar. Hoje, uma experiência internacional conta muito, pois, além de conhecer outras pessoas e culturas, é uma ótima oportunidade de trabalhar em empresas multinacionais”, ressalta Christiane.

Humanas – Já a Università Cattolica del Sacro Cuore distingue-se por oportunidades de estudo no âmbito humanístico e científico. Seus principais cursos são comunicação e cultura, relações internacionais e business e psicossocial e management. A instituição tem programas específicos para estudantes da América Latina, em especial o Brasil. “O Brasil é o país que tem o maior número de estudantes estrangeiros na instituição”, observa Matteo Magnani, da universidade.

Ele explica que não é necessário que a universidade de origem tenha convênio com a universidade italiana. “O contato é feito direto com a universidade. Para a seleção, os principais critérios avaliados são as notas e a experiência de trabalho.”

A estudante Elisiane Guimarães, de 20 anos, está no último ano do curso de Ciências Biológicas e tem interesse em fazer mestrado na Cattolica del Sacro Cuore. “Uma experiência internacional abre oportunidades tanto para o mercado brasileiro quanto lá fora.”

Contatos:

Universitá Cattolica Del Sacro Cuorewww.unicatt.it

Universitá Bocconiwww.unibocconi.it/graduate

Politécnico di Milanowww.polimi.it