URUSSANGA – SC – A comunidade de Urussanga, no Sul de Santa Catarina, vive de 26 a 29 deste mês a XII versão da festa “Ritorno alle Origini” que, através de inúmeros eventos programados para o Parque Municipal Aldo Cassetari Vieira, pretende divulgar e festejas os valores étnicos que moldaram a identidade de sua população.
O evento contará com shows culturais e artísticos, com atividades econômicas demonstrando processos produtivos tradicionais e eventos sociais como um Baile Italiano com marchinhas típicas. Na “Piazzza d’Italia” funcionará uma praça de alimentação com degustação dos vinhos produzidos na região, concurso de sorvetes italianos e mostra gastronômica da “Benedetta”. Uma feira agroindustrial familiar formará o “Shopping rural”, com uma olimpíada rural, enquanto acontecerão campeonatos de mora, torneios de bocha, corridas rústicas, cavalgada, enduto, skate park, além de exposições e uma mostra fotográfica. Haverá demonstração da importância dos vinhos Goethe na história de Urussanga.
A fests coincide com o 133º aniversário de fundação de Urussanga. Os organizadores contam que Em 26 de maio de 1878 chegaram os primeiros imigrantes italianos do norte da Itália responsáveis por colonizar as terras demarcadas por D. Pedro II tornando Urussanga, a maior e mais importante colonia ítalo-brasileira de Santa Catarina. A saga dos colonizadores italianos é a marca do municipio, cuja confirmação foi feita através do Gemellagio firmado entre Longarone, Itália, em 06 de Outubro de 1991 e Urussanga, Brasil, em 26 de maio de 1992.

PATROCINANDO SUA LEITURA