Vitória-ES celebra o sesquicentenário da imigração italiana com festival. “Tudo começou aqui”

Com uma extensa e variada programação, Vitória-ES inicia hoje (31/05) à tarde o Festival da Cultura Italiana. “São três dias de imersão em tradições, música, dança e sabores, em clima de confraternização em homenagem aos 150 anos da imigração italiana” no Estado, informam os organizadores. Todos os eventos acontecem na Praça do Papa em diversos espaços. “Tudo começou aqui! Noi siamo la storia (nós somos a história”, diz o convite.

A participação é totalmente livre e o convite, que traz a chancela de diversas entidades, como Prefeitura de Vitória, Comunità Italiana do ES, governo do Estado e Ministério da Cultura, apela: “Venha vivenciar essa experiência através de diversas atividades, apresentações artísticas, gastronomia típica e muito mais”. A solenidade de abertura está programada para ter início às 16 horas nos quatro espaços criados: Vi e Vivi, Coreto, Coliseu e Palco da Torre de Pisa.

Segundo Rosa Maioli, está confirmada a participação de autoridades como⁠ o  governador, Renato Casagrande; ⁠Massimiliano Lacchini (Cônsul Geral da Itália no RJ); ⁠Pietrino Cadoni (Adido Comercial); ⁠Marco Marica (Diretor do Instituto Italiano de Cultura – RJ); e Roger Gaggiato (Cônsul Honorário da Itália em Vitória)

A programação segue durante o dia todo de sábado, com apresentação de grupos de dança folclórica de todo o Estado, grupos corais, jogos de bocha e mora, pisa da uva, tombo da polenta, e muito mais. Uma atividade transversal celebrará o “Encontro de Saberes Tradicionais da Cultura Italiana” com a apresentação de “segmentos de sucesso construídos a partir da cultura gastronômica italiana – vinhos, queijos, doces e massas”. A seguir, todo o programa do festival.